Brasil é o segundo país mais atacado por novo malware no WhatsApp, aponta estudo

0

Os pesquisadores da Kaspersky descobriram uma nova versão maliciosa do YoWhatsApp – uma modificação do WhatsApp. Conhecido por ter recursos que o aplicativo oficial não oferece, o mod é baixado como uma alteração que espalha o trojan Tríada para dispositivos móveis, além de ser capaz de baixar outros trojans, emitir assinaturas pagas e até roubar contas do WhatsApp.

Com mais de 3.6 mil vítimas nos últimos dois meses ao redor do mundo, o Brasil é segundo país mais atacado do mundo ultrapassando 400 vítimas.

O WhatsApp é um dos apps de mensagem mais utilizados no Brasil e no mundo, e isso faz com que muitos usuários da plataforma procurem por novidades e recursos que as configurações do aplicativo original não possuem. Por esse motivo, muitos preferem baixar mods como fundos e fontes personalizados nos chats ou até login protegido por senha em determinadas conversas.

No entanto, nem sempre esses mods são seguros. A Kaspersky já havia descoberto uma outra modificação que dissemina o perigoso trojan Tríada para dispositivos móveis. Agora, os pesquisadores observaram que fraudadores continuam aproveitando a popularidade da plataforma para criar modificações maliciosas, como algumas versões do chamado YoWhatsApp.

Entenda como funciona o golpe

Para usar o YoWhatsApp os usuários precisam entrar na conta do aplicativo legítimo. Porém, junto com os novos recursos, o Tríada também é baixado. Depois de infectar a vítima, os cibercriminosos executam o malware no dispositivo, além de controlar a conta do indivíduo no aplicativo oficial do WhatsApp, o que dá a eles a capacidade de roubar logins e tirar dinheiro das vítimas, fazendo assinaturas pagas que os usuários nem sabem que existem.

Para infectar o maior número possível de pessoas, os cibercriminosos recorreram a um novo esquema de distribuição, agora no conhecido aplicativo Android Snaptube – utilizado para baixar vídeos do YouTube, Facebook e Instagram. Por conta da popularidade do app, muitas vítimas sequer imaginam que essa modificação pode ser perigosa.

O anúncio no conhecido aplicativo Snaptube faz parecer que o YoWhatsApp não apresenta riscos.

O YoWhatsApp também está sendo distribuído pelo aplicativo Vidmate. Além de ser usado para baixar vídeos do YouTube, esse aplicativo contém uma loja de aplicativos Android não oficial. Nela, os atacantes publicaram uma versão maliciosa do YoWhatsApp chamada "Whatsapp Plus". Como o Vidmate não é uma loja oficial de aplicativos, a probabilidade de aplicativos maliciosos serem distribuídos nela é maior.

O mod malicioso do WhatsApp, disseminado pelo aplicativo Vidmate, infecta vítimas com o Triada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.