Post content – O OTRS Group, fabricante e fornecedor mundial da suíte de gerenciamento de serviços corporativos OTRS, alerta empresas e instituições governamentais sobre os riscos que correm ao usarem versões fornecidas por empresas do mercado cinza. Em fevereiro de 2021, a companhia deixou de atualizar e suportar a versão OTRS 6, além de descontinuar sua edição comunitária ((OTRS)) Community Edition, o que deixa essas versões sem proteção de dados.
Os riscos são vários e vão desde segurança da informação, a falta de atualização, documentação, treinamento e suporte. Esses riscos podem gerar consequências sérias para as empresas usuárias, envolvendo perda de dados e multas por não estarem compatíveis com a LGPD (Lei Geral de Proteção de dados) e com a GDPR (General Data Protection Regulation) em vigor na Europa desde 2018. No Brasil, as punições são monetárias, vão de 2% sobre o faturamento da empresa e podem chegar até R$ 50 milhões.
Pesquisa da Fiesp, realizada entre julho e agosto deste ano, com 261 indústrias, mostra despreparo em cibersegurança. Sobre o cumprimento da LGPD, o maior desafio apontado pelas indústrias é relativo ao treinamento e à conscientização dos funcionários (54%), seguido de mapeamento das atividades de tratamento de dados pessoais (51,7%). Outro dado preocupante é que 53,3% das empresas não têm plano de resposta para incidentes e 78,9% não fazem simulações de ataques cibernéticos, prática muito importante na preparação contra este tipo de situação.
"Temos o compromisso com nossos clientes de garantir a inovação constante como parte da gestão de nossa solução", afirma Luciano Alves de Oliveira, Diretor Geral Brasil e Portugal do OTRS Group.
"A descontinuação da Community Edition foi uma consequência necessária disso e nos permite desenvolver continuamente a plataforma OTRS no interesse de nossos clientes, oferecendo a eles uma solução com um alto grau de inovação. Segurança e operação harmoniosa são nossas principais prioridades."
O OTRS Group se posiciona como um parceiro e provedor de soluções em toda a jornada do cliente e oferece um pacote completo para comunicação estruturada em atendimento ao cliente, gerenciamento de serviços de TI e gerenciamento de segurança. A plataforma completa inclui customização, implementação, operação e atualizações.
Hoje, o pacote de gerenciamento de serviços OTRS está na versão 8 e concentra-se nas necessidades individuais dos usuários, tornando os processos e fluxos de trabalho ainda mais eficientes com uma melhor experiência. Seus principais recursos são:
- Autenticação de dois fatores configurável pelos administradores como configuração padrão;
- Criptografia de ponta a ponta;
- Compatível com a LGPD;
- App para iOS, Android e iPadOS para trabalho móvel;
- Interface inovadora que permite ajustes de layout individuais
- Organizador pessoal para cada agente usuário
- Visualização ao vivo de outros funcionários que estão trabalhando em um ticket
- Relatórios agendados que ajudam a melhorar o tratamento de estatísticas
- Opção para entrar em contato com a equipe de serviço via Facebook, Twitter ou LinkedIn, além de opções de automação para postagem nesses sites (Social Media Integration).