México e Chile vão liderar o avanço da 5G na América Latina em 2022, diz estudo

0

A consultora de mercado GlobalData estima que em 2022 88,1% das assinaturas móveis da América Latina serão compostas por dados móveis, segundo informou Leandro Agión, analista sênior da companhia, em um seminário web organizado pela 5G Americas.

"Com 26,6% de participação 4G LTE sobre o total das participações móveis, a América Latina é a quarta região do mundo nesta seção. No entanto, existe uma demanda de dados móveis muito forte, cerca de 70% de todas as assinaturas utilizam dados móveis. Nesta linha, a América Latina é a segunda região global. Isto indica que o atraso da adoção da 4G não tem ligação com a falta de demanda, mas com a disponibilidade de redes, de dispositivos acessíveis e em geral com o poder de aquisição dos habitantes", explicou Agión no webinar "Apps intensivos e smartphones acessíveis sustentam o crescimento móvel", organizado pela 5G Americas.

O analista também apontou que "para 2022 esperamos 1,3% das assinaturas móveis da América Latina em 5G, ou seja, cerca de 10 milhões de assinaturas. O roteiro para a 5G ainda não é claro, mesmo que a GlobalData espere que os primeiros desenvolvimentos da 5G aconteçam depois de 2021. Os países mais prováveis para que isto ocorra são México, Chile, Uruguai e Brasil, entre outros".

Sobre o desenvolvimento da LTE na região, explicou que "a adoção da 4G na América Latina tem sido desigual, mas está crescendo a passos largos nos últimos anos. De 2015 a 2017 cresceu uma média anual de 80% chegando a 181 milhões de assinaturas até o final deste ano, que equivale a 26,6% do total".

O especialista detalhou que a respeito do crescimento da 4G existem dois grandes aceleradores e dois grande inibidores. "Pelo lado dos aceleradores, podemos encontrar a utilização de aplicativos de uso intensivo de dados, como os OTT de mensagens, voz e vídeo, ou de streaming de vídeo e música; a acessibilidade dos dispositivos. Observamos que cada vez mais existem dispositivos 4G barato e as operadoras, e em alguns governos, estão trabalhando não apenas com descontos, mas também com financiamentos para que os usuários possam ter acesso".

E acrescentou que "a respeito dos inibidores, podemos destacar o baixo poder aquisitivo da média da população e a necessidade de espectro radioelétrico. A GlobalData considera que, em geral, a regulamentação na América Latina é favorável ao desenvolvimento da 4G. De toda forma, há um crescimento da demanda de dados que levará a um déficit na capacidade de dar respostas a esta demanda. A necessidade de espectro será uma questão chave nos próximos anos. Outro aspecto é a neutralidade tecnológica, que permite que as operadoras possam utilizar qualquer tecnologia no espectro outorgado".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.