Quem utilizar serviços de comunicação na durante os jogos da Copa do Mundo 2014 provavelmente terá seu conteúdo trafegando pelas fibras óticas e equipamentos das japonesas Furukawa e NEC.
Ambas as empresas participaram como fornecedoras da construção de arenas esportivas que serão utilizadas neste evento. Exemplo é a Arena Castelão, em Fortaleza (CE), que conta com cabos óticos da Furukawa. Nas obras do estádio cearense, entregue oficialmente no último domingo, 16, foram utilizados 102 quilômetros de cabos metálicos e 12 quilômetros de fibras óticas.
Por meio desta infraestrutura, estão cobertos aproximadamente 1,5 mil pontos de acesso na arena, que incluem campo, vestiários, espaços operacionais, arquibancada, camarotes e áreas externas, do centro esportivo cearense. A Furukawa fornecerá cabos também a outros estádios que serão entregues até o próximo ano.
Já a NEC acaba de ver seus sistemas IP para rede de telefonia, Internet Wi-Fi e tráfego de dados e de imagens em uso na nova Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A Arena conta agora com 246 câmeras integradas em um sistema de ponta para monitoramento de movimentos suspeitos, sistemas de detecção de incêndio e de automação predial e circuito de sonorização, que amplia a qualidade de transmissão do áudio durante os eventos.
Entre as novidades do estádio conectado está o ‘Arena Card’, um serviço de e-payment que oferece ao visitante a possibilidade de efetuar todos os pagamentos durante sua permanência na Arena com um cartão que contém créditos recarregáveis.