A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) deu parecer favorável à Intel, Apple e HP em um processo aberto pela empresa de tecnologia de chip X2Y Attenuators. A companhia acusava as três fabricantes de usar suas patentes e pedia a proibição da importação dos produtos das rivais no país.
O juiz da ITC, David Shaw, não apenas negou a quebra das três patentes do caso — referentes a tecnologias de arquitetura de uso de energia para aumento da eficiência dos componentes — como também julgou inválidos os registros de tecnologia da X2Y. A ação foi aberta em maio do ano passado. Com o parecer da ITC, os advogados da acusação se disseram decepcionados e declararam que certamente irão recorrer.
O porta-voz da Intel, Chuck Mulloy, afirmou ao The Wall Street Journal que a fabricante indenizou a HP e a Apple pelos custos do processo e relembrou a existência de uma ação similar na Corte Distrital da Pensilvânia, aguardando julgamento da ITC. “É desnecessário dizer que estamos satisfeitos com o resultado”, comentou Mullou. “O tempo todo reafirmamos que nossos produtos não infringem as patentes e inclusive questionamos a validade delas”, concluiu.