Com data-base para reajuste salarial da categoria em 1º janeiro, o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) definiu, em assembleia realizada no último sábado, 15, as reivindicações dos trabalhadores de tecnologia da informação. A categoria quer reajuste salarial de 10,51% em 2013, que se refere à reposição da inflação mais 4% de aumento real. A pauta será apresentada ao sindicato patronal ainda esta semana e nova rodada de negociações deve ocorrer em janeiro de 2013.
No total foram realizadas, em todo o estado, 12 rodadas de discussão em que foram aprovados os termos para a negociação com o sindicato patronal na campanha salarial do próximo ano. Nas 24 cláusulas alteradas da convenção coletiva, estão previstos também a obrigatoriedade de negociação de implementação de participação dos lucros e resultados (PLR) para todas as empresas, o pagamento de vale refeição de R$ 15 por dia para trabalhadores com jornada diária acima de seis horas e de R$ 12 para jornada inferior a esse período, e a inclusão de dez novos pisos salariais, abrangendo cargos como aprendiz de função técnica, programadores e analistas de sistemas.
Outro ponto que será levado para a negociação é o estabelecimento de uma porcentagem a ser investida na qualificação dos funcionários. "Precisamos pensar no futuro do setor de tecnologia da informação, que poderia crescer ainda mais rápido se não fosse o déficit de mão de obra especializada. Os empresários têm que se conscientizar de que é necessário capacitar seus funcionários para suprir essa necessidade e manterem seus talentos. Vamos debater a proposta na mesa", ressaltou o presidente do Sindpd, Antonio Neto.