A IBM desenvolveu a VW e-store, o novo canal de venda de veículos online, que colocará toda a gama de produtos da montadora a poucos cliques de seus clientes. Lançada ao público no dia 9 de dezembro, a loja virtual oferece uma experiência ágil, personalizada e segura na compra do 0km em uma plataforma de nuvem híbrida.
Segundo o relatório Automotive 2030 Executive do IBM Institute for Business Value (IBV), realizado com 1.500 executivos do setor automotivo, 50% dos pesquisados afirmam que, para ter sucesso ou até mesmo sobreviver, devem reinventar suas organizações com tecnologias digitais e 42% têm urgência para isso. Outro estudo do instituto, feito dessa vez com mais de 11.566 consumidores, mostra que 55,5% dos entrevistados demonstram alta maturidade digital e demandam por serviços móveis.
IBM iX, o braço de design de negócios da IBM Services, projetou a VW e-store em um ambiente de nuvem híbrida para simplificar as complexidades das vendas de veículos online, ajudando os clientes a encontrar o veículo certo para atender às suas necessidades, enquanto permite que a Volkswagen otimize o gerenciamento e a transação de pedidos.
Construída sob a plataforma Salesforce Commerce Cloud, a loja virtual integra o estoque dos mais de 500 concessionários Volks, oferecendo ao consumidor toda a linha da montadora, com uma navegação intuitiva e dinâmica, permitindo que os veículos sejam configurados de acordo com a preferência do usuário.
"Estamos levando cada vez mais conectividade, inovação e digitalização em nossos produtos e serviços para atender a este novo consumidor que busca praticidade, agilidade e conveniência. A loja on-line VW e-store chega para complementar nosso compromisso de facilitar a vida do cliente, que pode, em poucos passos, escolher seu novo VW sem sair de casa", destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Em parceria com a IBM, a VW vem investindo continuamente em sua transformação digital. Em 2016, lançou o manual cognitivo do Virtus e, esse ano, anunciou o Nivus com o VW Play, que oferece diversos serviços ao proprietário através de sua central de entretenimento. Os projetos contam com serviços de inteligência artificial do IBM Watson, na nuvem pública da IBM.