A Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (Sepin) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vão investir R$ 3,4 milhões no lançamento do edital de residência em desenvolvimento de software, que apóia e promove a consolidação de programas de especialização tecnológica.
As propostas devem ser apresentadas até 3 de março, sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq, por meio do formulário de propostas on-line, disponível no endereço http://efomento.cnpq.br/efomento/.
O principal objetivo da iniciativa é fomentar a competitividade e a presença de empresas de software nacionais dentro e fora do país. Para isso, serão concedidas bolsas de residência. O programa está alinhado aos objetivos e as metas da Política Industrial Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce), para o setor de software e serviços relacionados.
Podem ser financiados projetos de interesse de empresas e consórcio empresariais que se proponham a investir recursos próprios. Em contrapartida, receberão financiamentos, não-reembolsáveis, do Fundo Setorial de Tecnologia da Informação (CT-Info) para projetos cooperativos a serem desenvolvidos em parceria com instituições de ensino, científicas e tecnológicas.