Aplicativos de compras e catálogos digitais proporcionam aos usuários móveis experiências de comércio virtual mais personalizadas que os navegadores.
É o que afirma o estudo 2013 Digital Publishing Report: Retail Apps & Buying Habits, divulgado pela Adobe Systems Incorporated. O levantamento teve como amostra 1.003 consumidores dos Estados Unidos que possuem smartphone e/ou tablet.
Entre os seus diversos achados, a pesquisa revela que os aplicativos de compras e catálogos consolidam-se rapidamente como um canal de compras viável no ambiente móvel. Cerca de 45% dos usuários de tablets e 49% dos usuários de smartphones se revelaram interessados em usar aplicativos em vez de um navegador móvel.
Os compradores via smartphones citaram a baixa velocidade dos navegadores e a facilidade de acesso por meio de aplicativos como razões para o interesse no uso destes e dos catálogos digitais.
"Nossa pesquisa mostra que os aplicativos de compras e catálogos têm diferentes propósitos em tablets e smartphones, promovendo valor ao consumidor de acordo com o dispositivo que está em uso", diz Terry Fortescue, diretor de marketing do produto Digital Publishing da Adobe.
Ele considera que os aplicativos de compras e catálogos não apenas promovem mais contato entre varejistas e consumidores como geram oportunidades para fortalecer relações com os clientes mais valiosos.
De fato, 38% dos consumidores de tablets e 42% de smartphones pesquisados responderam que as interações com os aplicativos reforçaram o seu engajamento com a marca.
O estudo revela que,entre os usuários de tablets, 55% usam o dispositivo para comprar produtos e serviços, taxa que cai para 28% entre os usuários de smartphones (28%).
Essa diferença tende a diminuir, um,a vez que 56% dos consumidores de smartphones e 60% de tablets se revelaram propensos a fazer compra por meio do seu aparelho em 2013.
Das pessoas que atualmente não fazem compras em dispositivos móveis, uma em cada quatro tem a intenção de usar esses aplicativos móveis em 2013.
Confira outras revelações da pesquisa no infográfico (em inglês).