A Ericsson firmou um acordo para vender a sua divisão de PABX para a canadense Aastra Technologies por 650 milhões de coroas suecas (o equivalente a 103 milhões de dólares canadenses). A transação inclui a absorção de aproximadamente 630 funcionários, dos quais cerca de 360 trabalham na Suécia. A previsão é que o negócio seja concluído em abril.
O portfólio da fabricante sueca inclui soluções de PABX IP, sistemas de PABX convergentes, terminais de telefonia e serviços. As vendas dessa unidade em 2007 totalizaram cerca de 3 bilhões de coroas suecas.
Com a venda, a Ericsson diz que se concentrará na oferta da sua linha de aplicativos corporativos diretamente para operadoras e provedores de serviços. A empresa possui foco nesse segmento de empresas, por esse motivo acredita que o negócio de soluções PABX está fora do seu foco principal.
Os produtos da Netwise, adquirida pela Ericsson em 2006 e que fabrica uma plataforma de gerenciamento de contatos (CMG, na sigla em inglês) e soluções que combinam sistemas de TI e telefonia, inclusive PABX, continuam com a companhia, além do portfólio de transmissão.
A transação, que ainda está sujeita à aprovação das autoridades de defesa econômica, está sendo assessorada pelo Skandinaviska Enskilda Banken Enskilda.