No Brasil, apenas oito datacenters possuem a Certificação Tier III conferido pelo Uptime Instituto, considerada a principal autoridade internacional nessa área. Um deles é o da Ascenty Data Centers, localizado na cidade de Campinas (SP).
A instalação foi inaugurada em outubro do ano passado, já para atender os requisitos do selo, após um investimento da ordem de R$ 100 milhões. A partir deste ambiente, a Ascenty presta serviços baseados na computação em nuvem, hosting gerenciado e colocation.
O datacenter fica no Techno Park, moderno parque tecnológico da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O seu projeto permite a otimização de espaço físico e de recursos operacionais, concentrando dados e aplicações dentro de uma estrutura eficiente que, aliada à computação em nuvem, aumenta ainda mais a eficiência operacional e reduz o consumo de energia.
O datacenter foi construído de modo a não ter um único ponto de falha, já que tudo é sempre redundante. Todo o sistema de energia, climatização e redes são redundantes. Em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica da concessionária, entra em ação uma robusta estrutura de geradores, que garante o funcionamento ininterrupto da operação.
“Essa certificação representa o reconhecimento de que a Ascenty está preparada para oferecer aos clientes uma infraestrutura capaz de proporcionar alto desempenho, segurança e confiabilidade”, afirma Chris Torto, fundador e CEO da Ascenty Data Centers.