A Kaspersky Lab apresentou nessa segunda-feira, 18, sua nova geração de soluções de segurança corporativa, com foco em gerenciamento de uma rede cada vez mais heterogenia. O Kaspersky Endpoint Security for Business tem ainda um objetivo adicional que é combater a complexidade no ambiente organizacional através de uma combinação de proteção essencial com gerenciamento integrado.
“Nós entramos na era dos ataques direcionados de grande visibilidade, com ferramentas de espionagem sofisticadas cada vez mais disseminadas. A espionagem virtual está se tornando a ameaça mais grave para os negócios, e qualquer empresa pode ser atacada, independentemente de seu tamanho ou de sua participação no mercado. Todas as organizações têm dados valiosos para os criminosos virtuais, que podem ainda ser usados como uma ‘entrada dos fundos’ para atingir outras empresas. As invasões podem ser realizadas por criminosos virtuais que buscam lucros para si ou nações-estado que desejam roubar informações proprietárias ou sigilosas. Cada pessoa que toma decisões deve ter tudo isso em mente ao elaborar a infraestrutura de segurança de TI de uma empresa”, afirma Eugene Kaspersky, presidente, CEO e cofundador da empresa.
Além dos versáteis malware que atacam empresas e usuários diariamente, o cenário empresarial agora conta com novas realidades, como conexões remotas de smartphones e tablets à rede corporativa; funcionários com o desejo de usar dispositivos pessoais para trabalhar (BYOD – Bring Your On Device); ou dados confidenciais em trânsito constante por meio da rede interna, externa, equipamentos móveis e USB.
"Um em cada três CIOs na América Latina considera Segurança como prioridade máxima em para 2013. Na região, a segurança em TI é um desafio que exige uma abordagem radical que englobe forças como a rápida expansão do número de dispositivos móveis, a consumerização (Bring-Your-Own-Device), a virtualização de desktop, entre outros. Com o amadurecimento do conceito de segurança de TI na região, tanto as empresas grandes quanto as pequenas passaram a procurar por tecnologias de criptografia de dados, proteção móvel e gestão de vulnerabilidades, áreas onde empresas como a Kaspersky estão posicionadas para fornecer o valor necessário”, explica Ricardo Villate, vice-presidente de pesquisa e consultoria da IDC América Latina.
Para cada novidade surgiu a necessidade de ferramentas específicas para realizar o gerenciamento de dispositivos móveis, gerenciamento de sistemas/correções e criptografia de dados, entre outros procedimentos. Isso torna a administração da rede mais complexa, mas não necessariamente mais segura. Considerando principalmente as pequenas e médias empresas, que enfrentam a mesma realidade, porém com limitações de recursos financeiros e humanos, o Kaspersky Endpoint Security for Business é uma plataforma única, com um único console de gerenciamento por um custo único.
"O novo Kaspersky Endpoint Security for Business tem uma abordagem que destaca três frentes (três camadas de proteção) para proteger os ativos de TI corporativos e os valiosos dados de negócios. Por meio de tecnologias extremamente integradas de anti-malware, controle de endpoint e de criptografia, a solução protege as empresas das duas principais causas de perda de informação: perda/roubo de dispositivos e ataques de malware. Com uma ampla gama de ferramentas e tecnologias o Kaspersky Endpoint Security for Business permite aos administradores visualizar, controlar e proteger todos os dispositivos da organização. A nova plataforma permite, inclusive, que pequenos departamentos de TI com recursos e tempo limitados implementem facilmente e gerenciem sua infraestrutura de TI por meio de um único console de administração", afirma Eljo Aragão, diretor-geral da Kaspersky Lab no Brasil.