PUC Minas acelera transformação digital com infraestrutura da Lenovo

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Fundada em dezembro de 1958, a PUC Minas é considerada uma das melhores e mais importantes universidades particulares do Brasil, com mais de 100 cursos de graduação e mais de 700 de pós-graduação, entre stricto sensu — mestrado e doutorado — e lato sensu. Cerca de 88 mil estudantes estão matriculados nos sete campi e três unidades da instituição, além dos cursos e disciplinas ofertados nas modalidades à distância ou semipresenciais, que ajudaram a elevar a PUC ao reconhecimento de maior universidade católica do mundo pela Congregação para a Educação Católica, do Vaticano.

Acompanhando as mudanças da sociedade nos últimos anos, a PUC Minas tem investido em tecnologia e inovação para ampliar o acesso à educação de qualidade. Em 2003 a instituição tinha apenas 288 alunos matriculados em cinco disciplinas ofertadas a distância, mas hoje já são mais de 19 mil alunos de graduação matriculados em disciplinas à distância de cursos presenciais, cursos à distância e semipresenciais.

Além da graduação, a PUC Minas Virtual conta com mais de 20 mil matriculados em formação continuada em cursos de especialização ou de atualização profissional. A pós-graduação lato sensu do Instituto de Educação Continuada da PUC (IEC), por exemplo, apresentou expressivo crescimento nos últimos dois anos, passando de aproximadamente 7 mil para 15 mil alunos, de acordo com a previsão para o primeiro semestre de 2022. Esse era um segmento que se limitava às ofertas presenciais e, a partir das novas ofertas online, a fronteira de Minas Gerais foi rompida, captando alunos de todos os estados e até do exterior.

Com o aumento de alunos no ambiente digital, digitalização de processos e o consequente aumento na demanda de novos projetos, a área de tecnologia da universidade realizou, em 2019, um levantamento que constatou que tanto o data center administrativo, responsável pelos processos de administração, quanto o data center acadêmico, voltado ao processamento de dados de estudantes e professores, estavam ultrapassados, com quase dez anos de uso. Devido ao tempo de utilização, ambos os data centers apresentavam limitações de capacidade de processamento, armazenamento, memória e máquinas virtuais, resultando em uma obsolescência tecnológica. Por isso, uma substituição se fez necessária e a equipe iniciou o processo de análise de uma nova solução.

Dimensionamento de uma nova infraestrutura

Após a constatação da necessidade de um novo data center, a equipe técnica iniciou o dimensionamento de uma nova infraestrutura com base nos novos projetos a serem implementados, que demandavam uma solução mais avançada.

Além de suportar os projetos em planejamento e o crescimento da universidade, havia o desafio de unificar o data center acadêmico e o administrativo e, por isso, a PUC buscou uma infraestrutura hiperconvergente que pudesse separar as duas estruturas dentro do mesmo hardware e prover os mesmos serviços com uma capacidade maior em termos de desempenho e armazenamento. Outro ponto de atenção foi a necessidade de uma infraestrutura compacta devido ao fato de a universidade estar migrando para um data center externo; então, quanto mais compacto o hardware e menos equipamentos, mais viável financeiramente seria o projeto.

Como o processo de análise da nova solução aconteceu ao longo de 2020, Marcelo Nassau Malta, CIO da PUC Minas, conta que a pandemia da COVID-19 influenciou a universidade para que buscassem uma solução ainda melhor do que a que estava sendo desenhada, com maior disponibilidade e oportunidade de crescimento.

Depois do levantamento e análise de soluções, a equipe da PUC Minas foi ao mercado buscar a solução mais adequada, até que a Altas Net, consultoria parceira, recomendou a solução de hiperconvergência Lenovo/Nutanix. Com a recomendação em mãos, a PUC avaliou minuciosamente todos os detalhes, de questões técnicas a comerciais. Além disso, a qualidade dos produtos e do suporte Lenovo já eram conhecidos da universidade, que conta com dispositivos como computadores e monitores da marca.

As avaliações e análises de soluções se prolongaram ao longo do ano de 2020, e em dezembro do mesmo ano a PUC Minas escolheu a solução Lenovo e Nutanix por ser adequada, robusta e comercialmente mais competitiva frente aos concorrentes.

Implementação da nova solução

Em abril de 2021 a PUC iniciou o processo de implementação da nova solução. Foram adquiridos 12 nós de hiperconvergência e licenciamento Nutanix, totalizando 10TB de RAM e 244TB de disco com flash para suportar tanto a rede administrativa quanto a educacional. Além disso, foram adquiridos também dois repositórios de backup DE400H, que totalizam 460TB brutos ou 320TB líquidos.

De acordo com Júnia Padrão Coordenadora de Tecnologia e Infraestrutura, da PUC Minas, a transferência e movimentação das máquinas virtuais foi gradativa, com a contratação de dois links temporários: um para a rede acadêmica e outro para a rede administrativa, totalizando cerca de 6 mil usuários e 295 máquinas virtuais. "O processo de implementação ocorreu de maneira tranquila, com tempo de indisponibilidade muito baixo em relação ao tamanho do projeto. Houve no máximo 20 minutos de parada para cada servidor", afirma.

Júnia conta ainda que pequenos imprevistos aconteceram, mas foram rapidamente solucionados e a migração aconteceu mais rápido do que o esperado. "A virada final da rede administrativa ocorreu em uma madrugada; desligamos às 20h de um dia e na manhã do outro dia já estava tudo funcionando. Pedimos quatro dias de parada, mas os quatro dias viraram 12 horas" diz Júnia. "Tudo aconteceu de maneira tranquila e transparente", completa.

No total, foram 12 pessoas da equipe trabalhando no processo de unificação do data center acadêmico e administrativo para a nova solução, que envolveu profissionais de conectividade, storage, banco de dados, software, virtualização e gerente de projetos. O processo foi concluído em outubro de 2021 e a PUC já avalia ganhos da nova infraestrutura.

Benefícios e projetos futuros

Além da atualização do parque tecnológico, a adoção da nova solução já trouxe benefícios diretos aos estudantes da PUC e funcionários. A universidade não só manteve os estudantes conectados por meio de plataformas digitais integradas aos sistemas administrativos e de gestão da Universidade durante a pandemia, como aumentou a oferta de cursos na modalidade EAD, que passou de 135 (em 2018\2019) para 507 (em 2020\2021) e, também, na modalidade de Pós-graduação Online, passando de 434 ofertas (Março / 2020) para aproximadamente 740 ofertas (2022).

A nova infraestrutura ofereceu o suporte tecnológico necessário para esse crescimento e o setor administrativo se beneficiou com maior segurança e disponibilidade, o que contribuiu para agilizar processos internos como processos de matrícula, entre outras atividades.

O dia a dia da equipe de TI também foi facilitado. Segundo Rafaela Fátima de Souza, Analista de Tecnologia da Informação da PUC-Minas, diversos processos estão mais ágeis, como o tempo para subir uma máquina virtual, que passou de minutos para segundos, integração da solução, informações em tempo real e gerenciamento centralizado, que contribui para administrar o ambiente. "A parte de gestão da solução nos deixa muito seguros, o que é muito importante para equipes mais enxutas", afirma.

Outro benefício já constatado foi em relação ao consumo de energia, que tem sido abaixo do esperado o que, consequentemente, contribui para economia de recursos. "Fizemos as contas do consumo médio de energia de cada equipamento e está surpreendentemente baixo. Contratamos consumo de 7,5kvA podendo chegar a 13kvA por hack, mas o registro foi de 1,41kvA. Pelos nossos cálculos o consumo seria mais alto, então essa foi uma surpresa boa", conta Rafaela. Houve também uma melhora significativa nas cargas de Data Warehouse (DW), em média 60,29% mais rápidas em sua execução.

Com a nova solução rodando, a equipe de TI da PUC-Minas se prepara para dar início a novos projetos para o próximo ano. De acordo com Marcelo Nassau, a equipe já se prepara para trabalhar em um grande projeto de migração de sistema para os Colégios Santa Maria Minas, com 12 mil alunos, que só foi viabilizado graças à nova infraestrutura, além de novas aplicações que já estão em desenvolvimento. "Não tínhamos estrutura física para viabilizarmos essas iniciativas, mas em 2022 já podemos seguir com os projetos", finaliza.

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