Vivo inaugura usina solar no Distrito Federal

0

A operadora Vivo inaugura no Distrito Federal, em parceria com a Athon Energia, sua nova usina de geração distribuída e chega a 23 plantas em operação no país. A "Brasília 200" é de fonte solar e está instalada na área rural de Paranoá. Irá injetar energia na rede da companhia de distribuição da CEB.

A nova usina soma-se à produção da "Brasília 100", inaugurada em janeiro, também em Paranoá. Juntas, passam a atender todas as 535 unidades consumidoras da Vivo em baixa tensão no Distrito Federal – como lojas, escritórios, antenas e equipamentos de transmissão. A nova usina gera 11.766 MWh/ano e tem potência instalada de 6,93 MWp. Na etapa de construção, foram gerados 150 empregos, entre diretos e indiretos e na fase de operação serão 20 postos de trabalho.

A iniciativa integra a estratégia da empresa, para ampliar a produção própria de energia de fontes renováveis. Das 85 usinas do programa de geração distribuída da Vivo previstas para todo o Brasil, nove são no Centro Oeste, sendo duas no Distrito Federal. O projeto como um todo responderá por 89% do consumo em baixa tensão, atendendo mais de 30 mil unidades da empresa em todo o país e produzir cerca de 711 mil MWh/ano de energia, o suficiente para abastecer todo o consumo de uma cidade de até 320 mil habitantes.

Energia 100% renovável

O consumo de energia da Vivo, maior empresa de telecomunicações do Brasil é totalmente renovável desde novembro de 2018, quando a companhia passou de um consumo de 26% de fontes renováveis – obtidas tanto no mercado livre como em geração distribuída – para 100%, por meio da aquisição de certificados de energia, os I-RECs (International Renewable Energy Certificates) de fonte eólica para o restante do consumo de energia elétrica.

A aquisição dos certificados permitiu à Vivo antecipar em 12 anos sua meta de consumo totalmente renovável, que estava prevista para 2030. Isso também contribuiu para que a Vivo reduzisse em 70% as suas emissões de CO2 com relação a 2015, e viabilizou à empresa um importante avanço para neutralizar as emissões dos gases causadores do efeito estufa. Desde 2019 a Vivo também é uma empresa neutra em carbono.
A empresa também atua de forma intensiva em iniciativas voltadas à eficiência energética para redução e otimização do consumo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.