Os desafios e as perspectivas do uso da web 2.0 nas empresas foram temas do terceiro painel no World Web Expo Fórum, que termina nesta quarta-feira na Amcham, promovido pelas revistas TI INSIDE, TELETIME e TELAVIVA e organização da Converge Comunicações.
Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do Ibope Inteligência, Mário Costa, gerente de tecnologia para colaboração, portais e web 2.0 na divisão de software da IBM Brasil e Ricardo Saldanha, CEO do site Intranet Portal, debateram o assunto e chegaram a um consenso: segurança é a principal questão das empresas quando o assunto é o uso da ferramenta que propõe maior participação do usuário no processo de comunicação.
Coutinho destacou que o período é de transição do que classifica como capitalismo tradicional para o capitalismo colaborativo em que a riqueza é sinônimo de capital, trabalho, idéias e conexões.
s corporações estavam acostumadas a comandar a relação com o consumidor e agora é ao contrário?, diz, ressaltando que as empresas ainda não estão preparadas para a instabilidade crescente, fragmentação da mídia e dos modelos de negócios, erosão das instituições e o fato de que cada vez mais é o consumidor que dita o significado das marcas.
Comunicação Interna
A credibilidade na comunicação também é relevante na troca de informações entre as empresas e seu público interno. ?Hoje em dia, sem grupos conectados entre si, não é possível fazer a comunicação fluir?, diz Costa. ?As informações dos usuários tem mais credibilidade do que o formatado pela área de TI?.
Segundo o gerente de tecnologia da IBM, o caminho é as empresas mudarem o paradigma e enxergarem a interatividade que propoe a web 2.0 como um ganho de produtividade, pois a troca de informações pode ser mais ágil e eficaz.
?Na IBM, todos os funcionários podem criar um blog para que os outros leiam. Essa iniciativa substitui o e-mail na discussao de projetos e facilita a comunicação porque a pessoa pode escolher a freqüência com que que quer postar, comentar e ainda avaliar os comentários?, exemplifica.
Para Saldanha, especialista em Intranet, o caminho para o bom uso da web 2.0 na comunicação interna das empresas é ?descentralizar a produção de conteúdo sem perder o controle?.
?O caminho é pensar em evolução, não em resolução, usar a gestão do conhecimento e integrar os novos recursos aos recursos já existentes?, sugere.