Segurança e governança são desafios das empresas no uso da web 2.0

0

Os desafios e as perspectivas do uso da web 2.0 nas empresas foram temas do terceiro painel no World Web Expo Fórum, que termina nesta quarta-feira na Amcham, promovido pelas revistas TI INSIDE, TELETIME e TELAVIVA e organização da Converge Comunicações.

Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do Ibope Inteligência, Mário Costa, gerente de tecnologia para colaboração, portais e web 2.0 na divisão de software da IBM Brasil e Ricardo Saldanha, CEO do site Intranet Portal, debateram o assunto e chegaram a um consenso: segurança é a principal questão das empresas quando o assunto é o uso da ferramenta que propõe maior participação do usuário no processo de comunicação.

Coutinho destacou que o período é de transição do que classifica como capitalismo tradicional para o capitalismo colaborativo em que a riqueza é sinônimo de capital, trabalho, idéias e conexões.

s corporações estavam acostumadas a comandar a relação com o consumidor e agora é ao contrário?, diz, ressaltando que as empresas ainda não estão preparadas para a instabilidade crescente, fragmentação da mídia e dos modelos de negócios, erosão das instituições e o fato de que cada vez mais é o consumidor que dita o significado das marcas.

Comunicação Interna

A credibilidade na comunicação também é relevante na troca de informações entre as empresas e seu público interno. ?Hoje em dia, sem grupos conectados entre si, não é possível fazer a comunicação fluir?, diz Costa. ?As informações dos usuários tem mais credibilidade do que o formatado pela área de TI?.

Segundo o gerente de tecnologia da IBM, o caminho é as empresas mudarem o paradigma e enxergarem a interatividade que propoe a web 2.0 como um ganho de produtividade, pois a troca de informações pode ser mais ágil e eficaz.

?Na IBM, todos os funcionários podem criar um blog para que os outros leiam. Essa iniciativa substitui o e-mail na discussao de projetos e facilita a comunicação porque a pessoa pode escolher a freqüência com que que quer postar, comentar e ainda avaliar os comentários?, exemplifica.

Para Saldanha, especialista em Intranet, o caminho para o bom uso da web 2.0 na comunicação interna das empresas é ?descentralizar a produção de conteúdo sem perder o controle?.

?O caminho é pensar em evolução, não em resolução, usar a gestão do conhecimento e integrar os novos recursos aos recursos já existentes?, sugere.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.