Lucro da Oracle fica abaixo das expectativas no terceiro trimestre fiscal

0

A Oracle divulgou os resultados financeiros do terceiro trimestre do ano fiscal de 2014, encerrado em 28 de fevereiro, que ficaram abaixo das estimativas. O lucro da empresa totalizou US$ 2,56 bilhões, o que representa um ligeiro crescimento de 2,4% na comparação com os US$ 2,5 bilhões obtidos em igual período do exercício fiscal anterior. A receita contabilizou US$ 9,3 bilhões, alta de 4% em relação aos US$ 8,95 bilhões registrados um ano antes.

Maior fabricante mundial de software de banco de dados, a Oracle, segundo observadores do mercado, vem enfrentando forte concorrência da Salesforce.com, fornecedora de software por meio da nuvem e que tem como carro-chefe seu programa de gestão de relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês). Isso, mesmo com seu CEO, Larry Ellison, tendo gasto US$ 50 bilhões para adquirir cerca de cem empresas na última década, para tentar torná-la uma fornecedora de software em nuvem.

O analista do UBS AG, Brent Thill, observa que nos segmento de banco de dados a empresa tem perdido fatias significativas para a Microsoft e, no lado dos aplicativos, ela enfrenta também a concorrência da gigante alemã SAP. "Além do fato de as empresas estarem se mudando para concorrentes baseados em nuvem", disse ele à Bloomberg.

De todo modo, a Oracle é hoje a segunda maior fabricante de aplicações de negócios, atrás apenas da SAP, e entrou no mercado de servidores com a aquisição da Sun Microsystems, em 2010, o que tem se mostrado um negócio acertado. Tanto que a receita com produtos de hardware subiram 8%, para US$ 725 milhões apenas no trimestre.

Os resultados não agradaram Wall Street. As ações da empresa no chamado after-hours trading — negociação após o fechamento da Nasdaq ­—, nesta terça-feira, 18, fecharam a US$ 37,50, queda de 3,45% em relação ao encerramento do pregão do dia anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.