A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Canedo, de Goiás, informatizou o atendimento dos pacientes com a implantação do sistema de gestão estratégica da Prodata, que após um ano de utilização propiciou diversas melhorias no atendimento e gestão da unidade.
O atual diretor administrativo da unidade, Fernando Pelozo destaca que o sistema contribuiu com a melhoria da produtividade dos médicos. "Antes, era possível encontrar médicos ociosos ou em momento de descanso impróprio enquanto que a demanda por atendimento era grande. Com o sistema de gestão estratégica, os médicos conseguem se organizar para prestar um bom atendimento e ainda ter sua pausa na jornada do plantão''.
Com base nos dados que o sistema produz, o diretor se antecipa a situações e planeja a unidade para momentos mais críticos. Por exemplo, em dezembro de 2013, a UPA de Senador Canedo realizou 9.275 atendimentos, o maior número registrado no ano. Isso, de acordo com o diretor administrativo, possibilita que você prepare a unidade para o mesmo período do próximo ano reforçando o número de médicos no plantão, estocagem de medicamentos, etc.
O sistema também admite gerenciar o plantão dos médicos, montando uma escala onde os profissionais são alternados em diversas especialidades, de modo a otimizar o atendimento e não sobrecarregar ninguém. De acordo com Pelozo, "o modelo da Prodata permite administrar e não apagar incêndios."
Anteriormente, não havia o controle de como estava o auxílio médico. Hoje, com as planilhas e banco de dados é possível saber como anda o atendimento, o que está funcionando e o que não está. E assim, direcionar esforços para resolver o problema específico de maneira ágil e prática.
Com o sistema, e possível fazer a classificação de risco do paciente e obter informações como o tempo de espera e o número de atendimentos por dia. Dessa forma, o gestor deixa de resolver problemas na simples admissão e classificação do paciente para administrar a unidade focando seu tempo com situações imprescindíveis.