A Radix está desenvolvendo um projeto para uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, a Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG). O objetivo do projeto "P&D D0650 – Inteligência Artificial Aplicada Ao Relacionamento Com Clientes" é aplicar as tecnologias Omnichannel, Chatbot, Inteligência Artificial e Big Data para elevar as interações entre a Cemig e seus clientes e, assim, melhorar a comunicação entre eles.
- Proatividade, autonomia e integração dos canais de comunicação compõem nosso principal campo de interesse. Estamos desenvolvendo uma plataforma inovadora que integra desde o front-end das aplicações utilizadas pelos clientes até o back-end dos sistemas que armazenam as informações necessárias para executar as tarefas requisitadas – explica o gerente responsável pelo projeto, Adonis Carvalho.
O projeto consiste em um framework interligado a um chatbot. Aplicações de inteligência artificial decodificam mensagens enviadas pelos clientes (ou iniciam proativamente uma interação motivada por eventos específicos) e criam uma resposta personalizada com base no perfil e no histórico de relacionamento do usuário. - A solução terá uma interface para entrada de dados e, em seguida, com base no que foi inserido e no próprio perfil do usuário, vai direcionar a interação para a pessoa ou sistema que dará o melhor tratamento ao assunto – comenta Adonis.
O principal benefício gerado pelo projeto é, de fato, propiciar uma nova experiência de relacionamento entre a Cemig e seus clientes, a partir de interações personalizadas, ágeis e assertivas. Mas a Cemig sai ganhando também na padronização do atendimento ao cliente através da integração de todos os canais de comunicação. Além disso, a automatização de tarefas, que seriam realizadas por um grande número de atendentes, terá um efeito direto na redução de despesas.
O projeto "P&D D0650 – Inteligência Artificial Aplicada Ao Relacionamento Com Clientes" enquadra-se no programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Cemig, sob chancela da ANEEL. Ao todo, ele tem duração de dois anos.