A Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) lançou uma plataforma de open banking, com uma solução completa para atender as três primeiras fases de implementação no Brasil e com capacidade inicial de processar até 1000 transações por segundo. A plataforma foi desenvolvida e criada em parceria com a inglesa Banfico, que já opera em mercados de referência como Reino Unido e Ásia, com o apoio da Lina, primeira Infratech do mercado brasileiro.
O consumidor se beneficiará de uma maior abertura do mercado, isso porque o open banking vai facilitar o compartilhamento de registros financeiros de clientes entre as instituições, impulsionando a inovação e ampliando a oferta de serviços. Atrelado ao sistema da CIP, os clientes e bancos contarão com a robustez, segurança e total atenção aos requisitos regulatórios, que são reconhecidas no mercado brasileiro.
A Plataforma de Open Banking da CIP oferece um completo sistema de gestão de consentimento e 100% white label, ou seja, a instituição financeira poderá rotular sua marca em toda a plataforma atrelando sua identidade visual, a solução também é modularizada, permitindo a escolha entre diversos modelos de infraestruturas e volumes de transações por segundo, reduzindo custos e tempos de implantação, ao mesmo tempo em que permite a extensão das funcionalidades para novos produtos e serviços da instituição.
Com 28,2 bilhões de operações, o que representou R? 14,8 trilhões em 2020, a CIP está preparada para oferecer outras soluções para que seus clientes explorem ainda mais oportunidades de negócios, como ferramentas antifraude, produtos de dados para análise de fluxo financeiro e crédito, gateway de pagamentos dentre outras.