Golden Cloud Technology restaura volumes de 6TB em três minutos

0

A Commvault é a principal ferramenta de backup na Golden Cloud Technology, provedor de serviços de datacenter, TI, Segurança e Cloud sediada no Ceará. Ao oferecer para seus clientes um serviço de restore rápido e alta taxa de deduplicação, a empresa otimiza lucratividade nos negócios e avança na oferta de infraestrutura como serviço para uma base de 240 clientes atualmente.

Desde o início de sua operação em 2008, a Golden trabalha com dados, BI e nos últimos cinco anos começou a montar a própria infraestrutura com foco em tecnologia de nuvem ofertando serviços, como servidores, backup e DR para clientes em todo o país. Há dois anos a empresa ampliou o escopo para segurança, sempre voltada para a área de nuvem. Hoje ela opera com três data centers estratégicos em São Paulo, Recife e Fortaleza. Com escritórios em vários estados brasileiros, a Golden também conta com uma filial em Portugal, bem como colaboradores fora do País.

O projeto com a Commvault começou quando a empresa iniciou sua oferta de infraestrutura para clientes e uma das principais demandas era a de backup. Depois de uma detalhada prospecção no mercado, adotou a tecnologia Commvault por sua presença no mercado e características que ampliariam a oferta de proteção de dados indo muito além do backup.

Edmar Ferraz, CTO na Golden Cloud Technology, relata que o backup de servidores é hoje o carro-chefe da empresa totalizando cerca de 1.118 VMs no backup Commvault, números que atendem cerca de 120 clientes. Também oferecem backup de servidores físicos, backup integrado de diversos tipos de bancos de dados, servidores de arquivos e backup de Microsoft Office 365.

Edmar explica ainda que a Golden tem um foco muito forte na área de governo, com a maior fatia de faturamento da empresa proveniente desse mercado. Para esse setor, é muito forte a demanda de colaboração, como o backup do Office 365 e Google Workspace, em que a empresa contabiliza diversos clientes no estado do Ceará, Sergipe, Bahia, dentre outros.

Diferenciais Commvault para os negócios

Edmar destaca também que um dos principais diferenciais da tecnologia Commvault é a deduplicação (redução do espaço utilizado para armazenar blocos de dados repetidos no backup) sem necessidade de equipamento específico para tal. Esta liberdade permite à Golden buscar melhores condições comerciais de infraestrutura de armazenamento do backup sem ficar preso a um único fabricante de hardware.

A compressão e deduplicação da Commvault permitem uma grande otimização de custos ao utilizar discos mais econômicos sem perder a agilidade ao realizar o backup e recuperação.

Atualmente, o volume total de backup da Golden Cloud é de quase 3 Peta Bytes de informação, porém, depois de comprimido e deduplicado pela tecnologia da Commvault, o espaço real é de pouco mais de 1 PetaByte. A deduplicação/compressão é um grande diferencial na lucratividade dos serviços ofertados pela Golden. Ao otimizar o espaço de armazenamento do backup em storage, a Golden consegue oferecer um produto de qualidade e muito competitivo para seus clientes.

"Para mim, a grande vantagem do projeto com Commvault é esse benefício para o negócio. Em vez de comprarmos storages de alta capacidade de armazenamento de dados para backup, conseguimos comprar storages de menor capacidade, pois a Commvault consegue comprimir em uma volumetria muito menor e nos permite armazenar todo backup do ambiente. Ou seja, há uma economia de compra, que deixamos de desembolsar a quantia de vários storages para armazenar o volume real de dados, e também o ganho de colocar mais clientes e gerar mais lucro para a empresa", explica Edmar.

Console única – mais veloz e com mais alternativas

Para qualquer empresa que precisa fazer a restauração de dados, o tempo é um diferencial fundamental. Edmar reforça que a tecnologia Commvault oferece a facilidade de restaurar qualquer dado de um ambiente cloud ou on-premises a partir de uma console única.

Essa característica atende principalmente a necessidade de observabilidade dos dados, a dinâmica com que os dados em TI mudam de perfil exige uma solução que possa oferecer um ponto único de gerenciamento para que se tenha agilidade para solucionar crises. De acordo com Edmar, a solução da Golden é uma referência justamente por ter uma oferta de recuperação rápida dos dados de backup.

Atualmente, a infraestrutura de backup Commvault na Golden Cloud conta com storages tradicionais que se utilizam de discos rápidos SSD (Solid State Drive). Esta tecnologia potencializa ainda mais a recuperação do Commvault. Para se ter uma ideia, volumes de 5TB – 6TB de banco de dados são restaurados em pouco mais de duas horas. Pensando sempre no próximo passo para oferecer melhor performance aos seus clientes, recentemente a Golden adquiriu um storage "all flash" de alta performance para execução de backup.

A Commvault disponibiliza uma tecnologia chamada Intellisnap que permite orquestrar o snapshot deste storage integrado a aplicação protegida de forma que o backup e a restauração possam ser feitos em minutos, ao invés de horas. Essa mesma tecnologia oferece mais uma camada de proteção melhorando a recuperabilidade e imutabilidade dos dados, tão importantes em tempos de ataques de ransomware que comprometem as operações das empresas por falta de acesso aos dados.

Threatwise e segurança

Ao falar de segurança, a primeira regra é um bom backup. A plataforma Commvault já apresenta vários controles de segurança embutidos na parte de backup – a imutabilidade, a criptografia, a análise dos arquivos etc – todo um conjunto de funcionalidades úteis e oportunas.

O que se nota no mercado é um desejo de ir além, afinal, recorrer a restauração do backup é a última fronteira para as empresas. Na Commvault temos a garantia que o dado de backup está íntegro, sem necessidade de soluções adicionais. E se considerarmos que o hacker não quer criptografar os dados, quer roubar os dados e chantagear as empresas?

Como se prevenir desta ação? Atenta a essa possibilidade e demanda de mercado, a Golden Cloud achou na Commvault a solução Threatwise, que espalha armadilhas na rede do cliente e os hackers acabam por acionar estas armadilhas quando estão buscando vulnerabilidades na rede. A solução visa diminuir a chance de se ter apenas duas as únicas opções em caso de ataque ransomware: recuperar os dados do backup ou pagar o resgate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.