Positivo Tecnologia anuncia acordo de aquisição da Algar TI Consultoria

2

A Positivo Tecnologia assinou nessa segunda-feira, 18, contrato de aquisição da Algar TI Consultoria S.A.. A operação compreende 100% da empresa responsável pela área de Serviços Gerenciados de TI (Managed Service Provider) da Algar Tech, a qual faz parte do Grupo Algar, conglomerado que atua nos setores de tecnologia, telecomunicações, entretenimento e agropecuária. A negociação não inclui a unidade de CX – Customer Experience (Call Center), a qual permanecerá no Grupo Algar. A operação está sob avaliação e depende da aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Com a aquisição, a Positivo Tecnologia se torna uma verdadeira powerhouse de tecnologia ao oferecer a melhor solução ponta a ponta de infraestrutura de hardware e de serviços de gestão de tecnologia da informação (MSP, NOC, SOC), bem como a parceira ideal na adoção de inteligência artificial por organizações no Brasil e na América Latina. A oferta de soluções integradas de tecnologia passa a cobrir do Edge to Core to Cloud. Vão desde os servidores com as tecnologias mais avançadas e capacidade de processamento de inteligência artificial da Nvidia até ampla gama de dispositivos, que incluem notebooks, desktops, tablets e smartphones com unidades de processamento neural integradas. As soluções potencializam a oferta de serviços de gestão e consultoria e aumentam a capacidade de implementação de ferramentas de IA generativa para otimização de tarefas individuais, como o Microsoft Copilot e outros projetos de hardware e software em inteligência artificial.

Helio Rotenberg, CEO da Positivo Informatica Foto: Guilherme Pupo

"Esse movimento acelera significativamente nossa estratégia de diversificação de negócios", afirma Helio Bruck Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia. Também fortalece a Positivo Tech Services, unidade de negócios de serviços gerenciados de TI para organizações. Além disso, expande a oferta integrada de hardware, serviços e soluções por adicionar uma equipe de mais de 4.500 colaboradores altamente especializados da Algar TI Consultoria ao time da Positivo Tecnologia. Também alavanca o crescimento no mercado corporativo no Brasil e expande a presença da Companhia na América Latina. Além disso, expande a oferta de serviços inteligentes por meio do conhecimento da Algar TI Consultoria em complexos sistemas de TI e em projetos de transformação digital, processamento de IA, computação em nuvem, gestão de redes, segurança cibernética, otimização de tarefas, assim como na aplicação de inteligência artificial para otimização de complexos processos empresariais.

Visão geral do negócio

A empresa de Serviços Gerenciados de TI (MSP), adquirida pela Positivo Tecnologia, possui um histórico comprovado de mais de 25 anos e tem alta qualidade e liderança na prestação de serviços reconhecidos pelo mercado. A receita bruta da Algar TI Consultoria, na data-base de 30 de setembro de 2023 e ao considerar os últimos 12 meses, foi de R$ 459 milhões. O crescimento CAGR (sigla em inglês para Taxa de Crescimento Anual Composta) é de 19% nos últimos três anos. Tem ainda com um time altamente especializado e distribuído por escritórios em São Paulo, Brasília e Uberlândia, além de presença também no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Maranhão e Pará. O negócio de MSP se destaca pela atuação internacional. Está em 16 países da América Latina, sendo três desses com escritórios próprios: México, Colômbia e Argentina. Atende a mais de 160 clientes corporativos no Brasil e no exterior e tem relacionamento de longo prazo com empresas de segmentos como bens de consumo, indústria extrativista, instituições financeiras, seguradoras, tecnologia, instituições públicas, entre outras. Acompanham na transação todo o corpo diretivo do negócio MSP, diretores e gerentes, além de 100% dos colaboradores.

Uma nova One-Stop-Shop Partner

A Positivo Tecnologia, a partir dessa aquisição, emerge como uma das principais fornecedoras de serviços de gestão de rede e operações de dispositivos finais (NEOS – Networking & Endpoint Operations Services). Também se transforma em uma das maiores empresas de serviços de gestão de infraestrutura de TI no Brasil (ITIS – IT Infrastructure), além de expandir a presença nos importantes mercados do México, Colômbia e Argentina.

"A união de forças entre as ofertas de infraestrutura de hardware e de parcerias estratégicas da nossa Companhia, aliadas à experiência em serviços da Algar TI Consultoria, cria uma verdadeira powerhouse de tecnologia (One-Stop-Shop)", diz Rodrigo Guercio, vice-presidente para Negócios Corporativos da Positivo Tecnologia.

A junção das empresas permitirá a oferta de soluções de Transformação Digital ponta a ponta (Edge to Core to Cloud) e com vantagens competitivas únicas para capturar as oportunidades de crescimento do mercado de serviços digitais integrados, assim como da expansão do uso de inteligência artificial no dia a dia das organizações.

Perspectivas

Esse movimento acelera significativamente a estratégia de diversificação de negócios da Positivo Tecnologia. Dessa forma, a receita de serviços e soluções de TI passa de uma participação de próximo de 8% da receita total para aproximadamente 18%, alcançando hoje os planos traçados para os próximos anos. A transação torna a Positivo Tecnologia um One Stop Shop Partner, com mais de 6.000 especialistas e consultores em TI de forma combinada e extensa capilaridade no Brasil e na América Latina. Permitirá ainda apoiar a transformação digital das empresas, aumentar a competitividade dos negócios e impulsionar a inovação por meio da tecnologia. Possibilitará oferecer a mais ampla gama de infraestrutura de hardware e de entregar soluções tecnológicas integradas ponta a ponta (edge to core to cloud), além de expandir a capacidade de consultoria, gestão, implementação de projetos de transformação digital e inteligência artificial.

A união de forças entre as ofertas de infraestrutura de hardware e de parcerias estratégicas da Positivo Tecnologia, aliadas à experiência em serviços da empresa adquirida, cria uma powerhouse com vantagens competitivas únicas para capturar as oportunidades no mercado de serviços de tecnologia, estimado em mais de US? 45 bilhões no Brasil e US? 115 bilhões na América Latina, segundo dados da ABES, com crescimento anual superior a 27,6%, segundo estudo da Gran View Research.

Em linha com o plano estratégico da Companhia, a expansão do segmento de prestação de serviços de tecnologia é uma das Avenidas de Crescimento, como são chamadas as novas vertentes de negócios. Poderá proporcionar maior recorrência de receita, maior rentabilidade e menor necessidade de capital de giro, contribuindo para a criação de valor para os acionistas e demais stakeholders da Companhia.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.