Transações entre empresas pela internet atingem R$ 133,4 bi

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O total de negócios movimentados entre empresas pela internet nos primeiros três meses do ano foi de R$ 133,4 bilhões. O resultado representa um crescimento 43,5% em relação ao mesmo período de 2006. A constatação é do Índice B2B On-Line (B2BOL), divulgado trimestralmente pela E-Consulting e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

O levantamento se divide em duas categorias. O chamado B2BOL Companies, que analisa as transações feitas entre portais das empresas, foi responsável por R$ 116,7 bilhões, o que representa 87,5% do total, e o B2BOL E-Marketplaces, que compreende as negociações efetivadas via portais independentes, alcançou R$ 16,7 bilhões, ou seja, 12,5% do total. No B2BOL Companies, o crescimento em relação ao primeiro trimestre de 2006 foi de 48,6%. Já no E-Marketplaces a expansão foi de 15,9%.

?O índice de B2BOL vem apresentando uma tendência de crescimento constante a cada trimestre avaliado. Isso se deve, principalmente, a dois fatores: primeiro, a substituição dos canais tradicionais de negociações, como os contratos modelos, pela digitalização dos processos empresariais, o que propicia a redução de custos, acesso e rapidez nas negociações. Além disso, percebemos aqui que a estabilidade macro-econômica do país e também a retomada de planos de investimentos e projetos, naturalmente aquecem as transações de compras e vendas, inclusive na Internet. Certamente, isso tem feito mais empresas, principalmente médias, utilizarem este canal?, define Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia e conhecimento da E-Consulting e vice-presidente de métricas da camara-e. net.

Outro estudo da E-Consulting e da camara-e.net, o Índice de Varejo On Line (VOL), aponta que houve um crescimento de 57% no faturamento do comércio eletrônico no trimestre. As compras pela internet de CDS, DVDs, livros e outros bens de consumo, somadas à aquisição de automóveis e serviços ligados ao turismo, somaram R$ 4,4 bilhões no período. O resultado significa um crescimento de 57% em relação ao mesmo período do ano passado (de R$ 2,8 bilhões).

O chamado VOL Autos, que mede o volume de vendas de automóveis, foi responsável pela maior fatia deste total, com R$ 1,95 bilhão, o que representa um crescimento de 59% sobre o primeiro trimestre de 2006. Já o VOL Bens de Consumo (CDs, livros, DVDs, eletroeletrônicos, etc.) registrou R$ 1,65 bilhão, aumento de 90,5% na mesma comparação, e o VOL Turismo (passagens aéreas, pacotes e serviços especializados) movimentou R$ 800 milhões, expansão de 12%.

?A venda de veículos pela Internet alavancou o crescimento do VOL neste início de ano, acompanhando o forte aquecimento das vendas do setor também fora da internet. Ao todo, foram vendidos 17% mais veículos neste ano do que no mesmo período de 2006. A consolidação das vendas de bens de consumo pela rede e a estabilidade da economia brasileira também são pontos positivos que explicam esse atual estágio do comércio eletrônico?, analisa Domeneghetti.

Segundo ele, existem hoje um total estimado de 5,7 milhões de e-compradores, perto de 20% a mais do que em março de 2006. O tíquete médio das compras virtuais não se alterou e está em torno de R$ 380.

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