Grupo Giap investe para expandir servicos de hosting no setor público

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A cidade de Guarulhos tornou-se uma referencia mundial com o portal Tecnologia Cidadã, criado pelo Grupo Giap para oferecer na internet diversos serviços públicos, melhorar o atendimento aos cidadãos, desburocratizar procedimentos e diminuir as filas nos postos de atendimento. Com uso de tecnologia Oracle, ele já registrou meio milhão de acessos.
O portal tornou-se um case mundial devido aos fatores como tempo recorde de desenvolvimento de um portal de serviços na web, disponibilizando desde segunda via de boletos a licenciamento de mobiliário; redução do tempo de criação dos portais de serviço de 14 meses para no máximo dois meses, devido ao uso da ferramenta RAD (Rapid Application Development) Oracle Application Express (Apex); cumprimento da lei que obriga a publicação de todos os detalhes de arrecadação e gastos da Prefeitura no portal Transparência Cidadã; implementação de 10 portais em apenas oito meses, com mais de 700 serviços ao cidadão e digitalização da circulação (antes feita via papel) de cerca de 1.500 ofícios diários, economizando, em seis meses, cerca de 280 mil folhas de papel.
"Com o Oracle Application Express, a Prefeitura de Guarulhos diminuiu a burocracia, facilitou a vida dos cidadãos e servidores públicos, acabou com o uso de inúmeras vias de papel e cumpriu também a Lei de Transparência", explicou Luiz Jacometti Pinheiro, diretor do Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Prefeitura Municipal de Guarulhos, cidade que registra um produto interno bruto de mais de R$ 32 bilhões.
Segundo Francisco Arrais, diretor de Tecnologia do Grupo Giap, a administração pública está chegando ao conceito de Governo 2.0. "Hoje, já temos tecnologia suficiente para termos uma Democracia 2.0. As informações e os serviços públicos estão à disposição dos munícipes na web (rede), podendo ser acessados em qualquer lugar e a qualquer hora. Os diversos portais criados pelo Poder Público (como o Cidadão On Line, Educação, Saúde e o Portal da Transparência) possibilitam a participação mais ativa – e em tempo real – dos cidadãos na definição das diretrizes do governo e na aplicação dos recursos públicos", afirmou Arrais. "Em poucos anos, conseguiremos migrar quase 100% dos atendimentos presenciais (realizados nas Praças de Atendimento) para atendimentos via internet, facilitando a vida dos cidadãos, principalmente dos que têm problemas de mobilidade".
O Grupo Giap, formado pelas empresas Sisp, Kerion, Sianet e Sisvetor, com 105 funcionários, tem em sua carteira mais de 40 prefeituras hospedadas em seu data center, metade delas trabalhando com todas as soluções de gestão de serviços ao cidadão. "Algumas têm sistemas sob nossa gestão, como por exemplo, a Prefeitura de São José dos Campos, para qual administramos os serviços de gestão de documentos'', explica
Datacenter
O datacenter da Sianet, no bairro do Ipiranga, na Capital paulista, teve investimento de mais de R$ 5 milhões e já tem um projeto de expansão, que prevê a construção de um novo prédio com 1100 metros quadrados e R$ 17 milhões de novos investimentos. Devido à parceria com a Oracle, a empresa está homologada nesse ambiente. Com essa infraestrutura procura ampliar o serviço de hosting para outros segmentos de mercado.
Sisvetor
A Prefeitura de Salto, no interior de São Paulo implementou o O4S-Observatório para Segurança, um aplicativo desenvolvido pela empresa Sisvetor, do Grupo Giap, que permite o monitoramento e a gestão integrada das viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), da Defesa Civil e da Samu (ambulâncias). O O4S possibilita ainda a integração com as demais forças policiais, como a Militar e a Civil.
O produto foi concebido como um sistema de inteligência para formulação e implementação de políticas públicas intersetoriais de segurança, com foco na prevenção da violência e o fortalecimento da cidadania. Utiliza software de última geração, desenvolvido em plataforma web, podendo ser operado pela internet com total segurança. É composto pelos módulos de Monitoramento, Inteligência de Apoio e Sala de Situação, facilitando a gestão da segurança em tempo real e, virtualmente, no próprio território da cidade.
O módulo de Monitoramento funciona por meio de dispositivos GPS (Global Positioning System) e GRPS (General Packet Radio Service), com mapas e imagens de satélite, otimizando a comunicação entre o Gabinete de Gestão Estratégica (GGE), as viaturas e os recursos humanos. O cruzamento de informações permite a localização de viaturas, indicação das melhores rotas e o atendimento mais rápido de emergências. Os módulos de Inteligência de Apoio e Sala de Situação ajudam a viabilizar o planejamento estratégico da área de segurança, além do acompanhamento dos planos táticos e operacionais.
"O sistema já está funcionando em 39 viaturas e tem proporcionado um atendimento mais rápido e eficiente", diz o secretário de governo de Salto, Gilmar Mazzetto. Com o monitoramento das viaturas e das motos usadas pela Guarda Municipal, em complemento à atuação da Polícia Militar, o sistema melhorou a segurança nos diversos bairros de Salto, cidade com 110 mil habitantes.
O diretor de Tecnologia do Grupo Giap, Francisco Arrais, explica que o dispositivo instalado nas viaturas, baseado nas tecnologias GSM e GPS, faz a interação com a base de dados hospedada no Datacenter do Grupo Giap. "Por meio do Google Maps, o sistema busca informações de localização. E o aplicativo O4S cria recursos como o da melhor rota para o atendimento de uma emergência, por exemplo."
A transmissão das informações é feita por uma rede de dados, contratada da Vivo. Além de desenvolver o aplicativo, o grupo Giap presta os serviços de gestão. "Tudo é criptografado para garantir a segurança do sistema e do serviço prestado", afirma Arrais.

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