Com tantos estímulos externos e acesso à informação, treinar, integrar e manter boas equipes no ambiente corporativo não é das tarefas mais fáceis. A situação se complica ainda mais quando se trata de profissionais da geração Y. Os integrantes desta geração já estão com 30 anos e ainda têm mudado conceitos e quebrado paradigmas, principalmente no que diz respeito a rígidos controles hierárquicos e a ambientes de trabalho inflexíveis.
Mas o ambiente corporativo também está mudando e muitas vezes cedendo às necessidades desse grupo que garante resultados, mas espera mais que pagamento no fim do mês. Reconhecimento, crescimento profissional e liberdade são as características da geração Y, que faz do mercado de trabalho seu habitat e espera sempre mais dos empregadores.
Para esse público, informação e aprendizado precisam vir de forma ágil, simples e integrada. Adeptos a novas tecnologias, valorizam a troca de conhecimento e as relações sociais como poucos. Desafio para os recrutadores e gestores de recursos humanos que têm se desdobrado para conseguir os canais de comunicação mais eficientes para conquistar e reter esses profissionais.
Para sanar esses desafios, um modelo que vem sendo utilizado por grandes empresas como Itaú Cultural e Banco Santander com sucesso é o B2Learn, uma ferramenta de aprendizagem social e colaborativa criada para proporcionar aos jovens uma forma de aprendizado diferente e com atrativo suficiente para reter talentos e integrar equipes de trabalho.
"O B2Learn foi criado para suprir a falta de engajamento e motivação dos profissionais com os e-learnings hoje disponíveis no mercado, principalmente pelo público jovem. A solução proposta é uma ferramenta de aprendizagem social junto com um time de especialistas para ajudar a programar, gerir e mensurar programas de aprendizagem colaborativa", aponta o fundador da Zaine, empresa desenvolvedora do B2Learn, Wilton Pinheiro.
Como funciona o B2Learn
O B2Learn engloba uma rede social corporativa, aos moldes do Facebook, na qual as pessoas se reconhecem virtualmente e criam conexões e, com isso, geram maior engajamento.
As salas virtuais reúnem usuários em torno de temas e é onde as pessoas podem compartilhar conhecimentos. O profissional, seja ele estagiário ou trainee, se torna parte da instituição, sendo ativo e relevante, o que gera maior motivação e retenção.
Além disso, o B2Learn oferece o serviço de gestão colaborativa: profissionais da Zaine fazem a gestão da ferramenta, visando aplicar metodologias de estímulo, criar relatórios e gerenciar a convergência das discussões.
O sistema utiliza tanto ferramentas síncronas como assíncronas. Entre as síncronas, os principais destaques são as de bate-papo e vídeo online (transmissão de cursos ao vivo, por exemplo). Entre as assíncronas, fórum, wiki e blog.
A ferramenta dispõe de alta flexibilidade para customizações e é desenvolvida no modelo de Software-as-a-Service (Software como Serviço).
- e-learning