As chamadas novas tecnologias como machine learning, inteligência artificial, big data, etc, são buzzwords que estão confundindo os executivos das empresas, que precisam liderar a transformação digital das empresas. Para SAS, essas são soluções conhecidas há muito tempo. O importante é saber o objetivo de negócio para depois avaliar quais tecnologias são aderentes.
A opinião é de Carl Farrell, vice-presidente executivo e vice-presidente global de vendas da SAS, que esteve nesta terça-feira, 18, na inauguração do novo escritório da empresa na região da Avenida Faria Lima, na capital paulista.
Questionado sobre outra tecnologia emergente, Internet das Coisas (IoT), que gera uma grande massa de dados captadas por sensores, que depois são enviados para uma plataforma para análise de dados, o executivo disse que a empresa fechou no começo de abril uma parceria com a Cisco para embutir no sensor capacidade de processar os dados para se obter as informações na ponta, onde elas são captadas, para ajudar as organizações com a aplicação de software analítico em diferentes camadas de uma rede, com base em seus requisitos de volume, velocidade e latência.
O executivo é responsável pela liderança da empresa em mais de 60 países, onde atua desde 2002, ocupando cargos como presidente no Canadá e na América Latina e depois como vice-presidente executivo das Américas, tendo como responsabilidade garantir o crescimento e potenciais de mercado sejam alcançados.
Nesse quesito, o Brasil tem feito sua lição de casa, registrando crescimento de dois dígitos no ano passado, mesmo com as dificuldades econômicas pelo qual passa o país, inclusive no primeiro trimestre desse ano. Segundo Conrado Leister, executivo que lidera a operação NA América Latina, "o sucesso de nossos clientes reflete em nossos resultados". Esse crescimento reflete no investimento da instalação do novo escritório e na ampliação das equipes, que por política interna, não podem ser divulgados.
Globalmente a empresa registrou faturamento de US$ 3,09 bilhões em 2016, atuando em 140 países atendendo 70 clientes com mais de 13 mil colaboradores, dos quais quase 500 na América Latina.