Preços no e-commerce caem pelo 16o mês consecutivo

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Os preços do comércio eletrônico registraram deflação de 4,03% em março, aponta a medição do Índice FIPE Buscapé. São 16 meses consecutivos de deflação anual, ou seja, comparada ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação ante ao mês de janeiro, os preços apresentaram queda de 0,63%.

Dos dez grupos monitorados pelo índice FIPE Buscapé, a maioria (seis) apresentou redução em março, tendo a queda sido impulsionada, principalmente, pelas categorias telefonia e celulares (-12,76%), esporte e lazer (-5,53%) e fotografia (-4,28%). Informática (-3,21%), moda e acessórios (-1,40%), e eletrônicos (-0,87%) também apresentaram queda. No campo oposto, registraram aumento de preço os grupos: casa e decoração (0,18%), eletrodomésticos (0,71%), cosméticos e perfumaria (2,58%) e brinquedos e games (5,31%).

"Preços em queda no e-commerce são sempre um bom sinal do ponto de vista macroeconômico, pois mostram que existe uma certa estabilidade no cenário", disse Sandoval Martins, CEO do Buscapé.

Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.

Preços gerais

A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 2,68% nos últimos 12 meses terminados em fevereiro, abaixo do piso do intervalo de meta inflacionária de 3%, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -6,5% em relação aos preços gerais da economia.

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