TI cada vez mais no core business das empresas e o impacto no gap de profissionais da área

0

Cada vez mais, a Tecnologia da Informação está sendo colocada no centro do negócio das empresas. Com o avanço da transformação digital, impulsionado pela pandemia da Covid-19, a necessidade de evidenciar a TI nessa posição tornou-se uma questão de sobrevivência e, desde então, ela deixou de ser vista somente como uma área de apoio, passando a ser considerada o eixo de sustentação de toda a operação. Vamos entender o porquê disso.

Antes de mais nada, é preciso destacar que o setor de TI, por si só, deveria ser considerado um dos mais estratégicos pela própria natureza de suas atividades. Afinal, ele é capaz de manter toda a corporação conectada e em pleno funcionamento, tornando o negócio mais produtivo e competitivo. Basta lembrarmos como a tecnologia foi fundamental para alavancar a economia global nos últimos dois anos, viabilizando o home office, os aplicativos de entrega, entre outras atividades, garantindo a evolução da indústria como um todo.

Mas, seu uso crescente também trouxe desafios: o surgimento de um novo perfil de consumidor, muito mais exigente, antenado às novidades, e que busca uma ótima experiência de relacionamento no mundo virtual, aderindo cada vez mais ao e-commerce. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o salto nas vendas on-line em 2020 foi de 68% em comparação a 2019. Isso fez com que as empresas iniciassem uma corrida contra o tempo para se adaptar a esses novos hábitos, invesntindo em soluções de ponta para se tornarem mais digitais e mais inovadoras a fim de fidelizar, atrair e reter novos clientes e se destacar da concorrência.

Diante desse cenário, podemos afirmar que investimentos em tecnologia e nos profissionais que fazem a roda da inovação girar serão fundamentais para ditar o sucesso das empresas nos próximos anos. Mesmo em uma realidade de crise com empresas fechando a todo momento, o setor de TI demonstrou sua força, representando ser a saída para aqueles que buscam reestruturar seus modelos de negócio e superar o momento que estamos vivendo.

Esse boom no uso da TI ainda trouxe uma coisa boa, a geração de empregos em todo o mundo. No Brasil, não foi diferente. Em 2021, o país registrou um crescimento de 185% nas vagas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, enfrentamos o gap de talentos para preencher essas vagas. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), existe um déficit de 24 mil especialistas anualmente no nosso país.

Encontrar pessoas capacitadas para preencher essas vagas, tem sido um dos maiores desafios das organizações hoje e continuará sendo nos próximos anos, pois a revolução digital chegou pra ficar. Quem não estiver preparado para ela, com profissionais capacitados que as ajudem a manter a TI no centro de tudo, tanto para dar mais eficiência e reduzir custos, como para impulsionar novos projetos em tempos de expansão, certamente ficará para trás.

Daniela Lopes,  CEO da Edtech Blue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.