O Governo do Estado do Rio de Janeiro tem investido em tecnologia como uma das principais ferramentas para melhorar a gestão e a prestação de serviços para a população. Para aprimorar a governança digital no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro se encontrou, nesta terça-feira (18/4), em Londres, na Inglaterra, com executivos da Amazon Web Services (AWS), empresa de computação em nuvem, que reconfirmou os planos de instalação de uma nova infraestrutura no Estado, inicialmente anunciada em fevereiro de 2022.
"A AWS possui clientes em todo o mundo, incluindo órgãos governamentais, e ter a presença da empresa no nosso estado nos trará mais segurança digital. O governo vem avançando, por meio do programa RJ Digital, na digitalização em áreas como saúde e educação. Atualmente, 2,3 mil serviços do Estado estão disponíveis no portal integrado de serviços digitais (www.rj.gov.br). A meta é tornar o Rio o estado mais tecnológico do país, 100% digital", anunciou Castro.
Hoje, o Rio de Janeiro tem um dos mais modernos parques tecnológicos públicos do país e hospeda sistemas fundamentais para a gestão pública como, por exemplo, a matrícula informatizada. A modernização tecnológica permitiu maior capacidade de processamento e armazenamento de dados.
"Inauguramos um Data Center de contingência, garantindo mais segurança aos sistemas e dados estaduais. Também foi disponibilizada uma nova rede de transmissão de dados em alta velocidade do Governo do Estado, o Conect@.RJ. Mais moderna, segura e eficiente", explicou o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias.
A Amazon Web Services instalará a AWS Local Zones, infraestrutura que coloca computação, armazenamento, base de dados e outros serviços perto de grandes centros populacionais, industriais e de tecnologia da informação. A infraestrutura se junta às outras 32 AWS Local Zones anunciadas em áreas metropolitanas de 27 países em todo o mundo.
Também participaram da reunião os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques, e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.