Estudo do MDIC apresenta raio-X das soluções das Cidades Inteligentes

0

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulga nesta terça-feira (18/4), o estudo 'Propriedade Intelectual — dados & fatos — Cidades Inteligentes, que traz um panorama mundial de patentes associadas a 'Cidades Inteligentes', nos principais campos tecnológicos: conectividade, segurança, mobilidade e sustentabilidade.

O levantamento, direcionado a gestores públicos e ao setor privado, mapeia quais são os principais agentes que estão realizando investimentos e pesquisa nessas tecnologias, e a evolução do interesse pelo tema nos últimos tempos no Brasil e no mundo. 

O 'PI — dados & fatos — Cidades Inteligentes é resultado da parceria do MDIC com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por meio do Núcleo de Inteligência em Propriedade Industrial (NIPI), colegiado vinculado ao MDIC.

As 'Cidades Inteligentes' usam a inovação de forma mais abrangente (tecnologia, infraestrutura, logística) para melhorar o ambiente urbano, segundo conceito trago pelo estudo. Esse universo agrega conceitos, como dos veículos autônomos e conectados, internet das coisas (5G), realidade aumentada e virtual, e-health, entre outros.  

O material mostra que, na área de tecnologia das 'Cidades Inteligentes', o domínio atual é da China, Estados Unidos da América, Coreia do Sul e Japão. O trabalho reconhece o crescimento recente no número de patentes nessa área de conhecimento no Brasil. Indica, entretanto, a necessidade de fortalecer o foco a questões mais próximas da realidade nacional, em temas tropicalizados, como energias renováveis e o combate a doenças endêmicas, além dos desafios de garantir maior acessibilidade, comunicação e melhores serviços em locais de difícil acesso.

Pelo estudo, hoje o Brasil possui 6 projetos patenteados de 'Internet das coisas'; e 3 projetos em E-Health. E não há, por exemplo, projetos de 'veículos conectados' e 'Realidade aumentada e virtual', áreas com grande potencial de crescimento, tanto para implantação em cidades brasileiras como para a realização de parcerias comerciais.

O economista da ABDI, Rogério Dias Araújo, lembra que subsidiar políticas públicas capazes de estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico, com enfoque no processo de transformação digital, faz parte dos objetivos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. "Estudos como este são relevantes para o país, já que promovem a melhoria dos ambientes urbanos e seu crescimento econômico e sustentável, com a incorporação e uso de tecnologias de vanguarda", aponta Araújo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.