A decisão da HP de reduzir de 85 para apenas seis a quantidade de data centers, que operavam nos Estados Unidos, não afeta a operação do Brasil, informou a subsidiária local por meio de sua assessoria de imprensa.
Segundo a empresa, os centros que estão sendo desativados não prestavam serviços para clientes. As unidades eram usadas exclusivamente para processos internos de TI da fabricante.
Ainda de acordo com o porta-voz da HP Brasil, não há nenhum tipo de data center no País no modelo dos que serão fechados nos EUA. O único centro de processamento que subsidiária tem no Brasil é usado para atender clientes e funciona em Tamboré, na cidade de Barueri (SP).
Os planos de consolidação dos data centers da HP nos EUA foram anunciados ontem, dia 17/03, pelo vice-presidente e CIO da companhia, Randy Mott. A decisão é mais uma medida da gestão de Mark Hurd, o CEO da HP, para cortar gordura da empresa.
A concentração em apenas seis centros vai gerar uma economia anual de aproximadamente US$ 1 bilhão. Cerca de 15,3 mil funcionários serão demitidos. Somente em energia com refrigeração a redução de custos será da ordem de 25%.
A HP vai experimentar em casa a tecnologia que ela vende para seus clientes. Os data centers serão gerenciados remotamente pelo OpenView, e incluirão como infra-estrutura servidores Integrity, sistemas Blade e armazenamento StorageWorks.