Tão perto, tão longe: é possível usar a tecnologia emergente no Brasi?

0

O novo modelo econômico, que está sendo construído neste século, é baseado nos cidadãos que possuem ou passarão a possuir uma "vida conectada", cujas tecnologias – algumas emergentes, outras já consolidadas – tais como Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Mobilidade; são fundamentais para viabiliza-la. 

Indivíduos passam a depender do que vem sendo chamando de alfabetização digital, que agrega tanto a aquisição de conhecimento quanto a inclusão digital, no sentido de prover o acesso aos recursos necessários para que possam estar inseridos dentro desta nova sociedade digital.  Por outro lado, as empresas começam a exigir cada vez mais pessoas qualificadas, que possam operar em um ambiente onde a tecnologia é meio para um número cada vez maior de negócios. A transformação digital é inevitável, e está perto de nós. Mas como usar e aproveitar todas as vantagens deste novo ambiente e destas novas tecnologias em um País com os problemas como os nossos?

Infraestrutura sofrível, pouquíssimo investimento em segurança inteligente da informação, telecomunicações avançando, mas longe de ter a qualidade e abrangência necessária. Corrupção desenfreada, poucos projetos de governança e compliance em andamento, empresas atravessando a maior crise de nossa história, com pouca capacidade ou mesmo vontade de investir e uma grande parte da força de trabalho com qualificação aquém da que seria desejada para o novo modelo.

Corremos um risco imenso de "perder o bonde" destas mudanças por falta de condições para a implantação destas novas tecnologias de forma sustentável e perene. Não podemos nos iludir com projetos pontuais e emblemáticos que os Hypes sempre promovem. Estão longe de significar transformações e mudanças que possam trazer melhorias. Precisamos de mais.

A transformação será profunda, e temos, enquanto sociedade, a responsabilidade com o futuro deste País. Não podemos deixar a imensa lacuna existente entre nós e os Países desenvolvidos aumentar ainda mais a ponto de se tornar irreversível. Nós, que atuamos no mercado de tecnologia e consultoria, temos, sim, esta missão. Acordar a sociedade e as empresas.

A única chance que temos é fazer esta transformação de forma rápida, revendo o modelo de parcerias público-privadas para que funcione de forma muito mais eficaz, e que seja dirigido principalmente a projetos que integrem esta nova realidade às necessidades de infraestrutura, saúde e educação. Isso é fundamental para que sejam remodeladas dentro do que se chama solução de futuro, e não remendos de um passado que nunca funcionou.

Precisamos reconstruir o Brasil, sim, mas com a visão de inovação, não a dos usuais "puxadinhos" que tão bem conhecemos mais pelos frequentes desmoronamentos e superfaturamentos do que propriamente pelos resultados.

Enio Klein, CEO da K&G DOXA Advisors e gerente geral da operação brasileira da SalesWay. Professor de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.