A SonicWall revela que a equipe de investigação de ameaças do SonicWall Capture Labs encontrou um novo ransomware, conhecido como Instabot. Trata-se de um tipo de ataque por meio de software malicioso que infecta o computador do usuário e exibe mensagens que exigem o pagamento de um resgate para que o sistema volte a funcionar. O objetivo dos cibercriminosos é receber dinheiro e, neste caso, segundo as evidências da SonicWall, o que está sendo solicitado é o pagamento de Bitcoin.
Segundo a SonicWall, a ameaça está se estendendo ativamente e o servidor web utilizado pelos operadores está, atualmente, online.
Os cibercriminosos cobram US$ 980 em Bitcoin para a recuperação de arquivos, mas também oferecem um desconto de 50% se o pagamento se realizar dentro de 72 horas.
Segundo o relatório anual de ciberameaças da SonicWall, os ataques direcionados de ransomware paralisam as vítimas. Embora o volume total de ransomware (187,9 milhões) tenha diminuído 9% durante o ano, os ataques altamente seletivos deixaram paralisados muitos governos federais, estaduais e municipais, eliminando os serviços de comunicações por e-mail, sites, linhas telefônicas e também escritórios inteiros.
A equipe de investigação de ameaças do SonicWall Capture Labs se comunicou com os operadores por e-mail e recebeu algumas instruções, que são as mesmas recebidas pelos usuários vítimas para continuar ameaçando-os.
Na mensagem de e-mail é fornecido um link para um vídeo que mostra como usar a ferramenta de descriptografia.