Levar informação em saúde para áreas que não têm acesso a hospitais e atendimento de qualidade. Esse é o objetivo do software Artec, um sistema de e-saúde desenvolvido pela israelense eWave MD e que chega ao país pela empresa nacional do grupo, a eWave do Brasil.
“O Artec é um consultor remoto que possibilita os primeiros cuidados e educação médica em áreas rurais”, explica o executivo da eWave MD Roberto Schliesse.
O software possibilita que a população em áreas distantes e sem acesso fácil a hospitais tenham atendimento e consultas médicas remotas. Isso é possível por meio de sua capacidade de conectar-se a diversos aparelhos de diagnóstico. “Dessa forma, o paciente recebe um diagnóstico inicial eficiente”, explica o CEO da eWave do Brasil, Nimrod Riftin. A solução é leve, segura e baseada na nuvem.
O Artec funciona como um banco de dados dos pacientes, já que cada vez que existe uma consulta as informações são arquivadas para facilitar futuros atendimentos. O sistema dá acesso instantâneo a diagnósticos, identificando o tratamento mais indicado. O técnico local pode, ainda, iniciar videoconferências entre médicos e os pacientes.
O software oferece uma grande gama de ferramentas e equipamentos de diagnósticos, que são fornecidos como parte da solução e que podem ser adquiridos de acordo com a necessidade de cada local. Videoconferência, medidor de temperatura do corpo, medidor de pressão não invasivo, estetoscópio eletrônico, microscópio e eletrocardiograma são algumas das funcionalidades do sistema.
Prevenção
A prevenção em saúde e o controle de doenças também são possibilidades reais com o Artec. Dessa maneira, seu uso em comunidades rurais torna-se ainda mais relevante. O sistema funciona como um consultor em saúde, ajudando a educar as pessoas que não tiveram a oportunidade de receber uma educação básica em saúde e higiene. “É a possibilidade de levar atendimento em saúde a custos reduzidos”.