Seis meses depois de ser vendida pela Telefónica ao fundo de investimentos americano Bain Capital, por 1,05 bilhão de euros, a Atento, empresa de contact center e outsourcing de processos de negócios (BPO), vai concentrar o foco na elaboração de um plano estratégico neste ano para alinhar o negócio ao momento de transição pelo qual atravessa.
"A Telefónica era um acionista muito forte, porém a Atento nunca foi parte de seu core business. Agora, com a Bain Capital como acionista majoritária, a empresa passa a ter maior liberdade, apoio e proximidade para o desenvolvimento de novas tecnologias", ressaltou Nelson Armbrust, diretor geral da Atento no Brasil, país que hoje responde por 54% das operações mundiais da companhia.
Embora veja uma série de oportunidades para ampliar o portfólio de serviços e a carteira de clientes em telecomunicações, ao deixar de ser controlada pela operadora espanhola, a companhia deve elaborar ao longo do segundo semestre seu plano estratégico de negócios, a ser concluído entre outubro e novembro. Por ora, Armbrust adiantou que, apesar de não estarem previstos investimentos massivos até o fim do ano, a Atento irá manter o aporte feito em 2012 de R$ 150 milhões em iniciativas estratégicas voltadas para prover maior eficiência e excelência na prestação de serviços aos clientes e na constante inovação de seu portfólio. Do montante total aplicado no ano passado, R$ 34 milhões foram direcionados à qualificação dos profissionais, denominada como educação corporativa, distribuídos nos programas que englobaram treinamento presencial e online (e-learning), em todo país.
De uma perspectiva maior, o CEO global da Atento, Alejandro Reynal, diz que a projeção é de ampliar a receita da companhia no país em, no mínimo, 50% nos próximos quatro anos. "Assim como já fazemos na América Latina, pretendemos também liderar o mercado brasileiro até 2017", pontuou o executivo. Em 2012, a Atento faturou R$ 2,6 bilhões no mercado brasileiro, o que representou uma alta de 7,1% em relação ao faturamento alcançado em 2011.
Hoje, a Atento possui 27 unidades de contact centers próprias no Brasil, incluindo unidades administrativas, centrais de atendimento e centros de treinamento e 24 centrais remotas (instaladas nos clientes). Além do serviço de vendas e de atendimento ao consumidor (SAC), a companhia também oferece serviços de suporte técnico, telecobrança, back office e service desk para mais de 70 clientes dos setores de telecomunicações, finanças, saúde, varejo, entre outros.