O anúncio da disponibilidade da loja de aplicativos Amazon Appstore com o lançamento do sistema operacional BlackBerry 10.3 no segundo semestre, o que ampliará consideravelmente o acesso a milhares de aplicativos mais populares e jogos para os clientes da fabricante canadense, animou Wall Street. Nesta quarta-feira, 18, as ações da empresa abriram o pregão da Nasdaq cotadas a US$ 8,40, alta de 4,3% em relação ao fechamento do dia anterior, que atingiu pico de 4,8% por volta das 10h50 (horário de Brasília), com os papéis negociados em US$ 8,44. As ações permaneceram em alta durante todo o dia e encerraram o pregão cotadas em US$ 8,29, aumento de 2,9%.
A ação estratégica também permite à BlackBerry alinhar seu programa de desenvolvimento com seu renovado compromisso de oferecer as soluções empresariais móveis mais seguras de ponta a ponta, dando ênfase ao desenvolvimento de aplicativos corporativos e de produtividades essenciais. Com mais de 240 mil aplicativos Android à sua disposição pela Amazon Appstore no mundo inteiro, os usuários dos novos modelos de smartphones BlackBerry 10 terão acesso a aplicativos populares como Groupon, Netflix e Pinterest.
"A disponibilização da Amazon Appstore nos smartphones BlackBerry 10 vai ajudar a BlackBerry a atender duas necessidades fundamentais: maior oferta de aplicativos aos usuários de nossos smartphones e melhores soluções empresariais de produtividade", afirmou John Chen, presidente executivo e CEO da BlackBerry, em um comunicado. "Ouvimos nossos clientes e demos um importante passo para atender suas necessidades sem abrir mão de nossa estratégia", acrescentou.
Ainda de acordo com o comunicado, a BlackBerry e a Amazon vão trabalhar em conjunto com a comunidade de desenvolvedores para facilitar a migração de seus aplicativos para a Amazon Appstore previamente ao lançamento da versão 10.3 do sistema operacional.