De olho na evolução do setor financeiro, a OKI Brasil apresentou no último CIAB sua solução de biometria facial, cuja proposta é associar esta ferramenta aos aplicativos móveis dos bancos e em bancos digitais para garantir a autenticação com base biométrica. Segundo a empresa, o nível de segurança atual, baseado apenas nas senhas nos celulares, deixa os correntistas vulneráveis e, como a biometria no autoatendimento e agências permitiu aos bancos praticamente zerar casos de fraude de identidade, agora é o momento de estender esta segurança e integridade aos canais digitais.
Primeiro é preciso fazer o cadastro facial do usuário, como se ele fizesse uma selfie: uma animação pede ao usuário que ele faça movimentos com o rosto, no cadastro e na autenticação, com movimentos aleatórios a cada sessão. Para acessar o aplicativo móvel do banco ou validar uma transação, a imagem é comparada ao cadastro feito na base de dados biométricos do banco.
"A OKI antecipa um futuro em que as biometrias de impressão digital e de palm vein conviverão com outras tais como as biometrias de voz ou facial e a OKI criou uma solução capaz de gerenciar diversas biometrias de maneira unificada. A biometria de impressão digital promoveu elevada segurança e conveniência e agora a biometria facial trará essa comodidade na autenticação do correntista no autoatendimento, nas agências, complementando o processo, e também para dar maior integração e segurança aos canais móveis e digitais", diz Wilton Ruas, presidente e CEO da OKI Brasil.