Publicidade
Início Notícias Negócios Facebook anuncia criptomoeda e já conta com parceria de grandes empresas

Facebook anuncia criptomoeda e já conta com parceria de grandes empresas

0
Publicidade

O Facebook anunciou nesta terça-feira, 18, a criptomoeda Libra. Prevista para estar no mercado no próximo ano (2020), o projeto conta com a participação de empresas como Mastercard, PayPal, Uber, Mercado Pago e Spotify. Elas entram para garantir a segurança da rede distribuída através da tecnologia blockchain, que vai permitir as transações. Já o valor da moeda será segurado com base em títulos de governo e cestas de moeda.

De acordo com a rede social, a Associação Libra ficará responsável pela governança do blockchain da nova criptomoeda. A Associação Libra é organização sem fins lucrativas localizada na Genebra, na Suíça, da qual as empresas anunciadas já fazem parte.

Em um primeiro momento, a Libra vai começar como uma blockchain permitida, o que significa que apenas membros da associação poderão usar o hardware do validador necessário para participar do processo de consenso. No ponto de vista do Facebook, sistemas sem permissão, como o do Bitcoin, não estão prontos para grandes usos, por enquanto.

O Facebook também vai criar uma subsidiária para trabalhar somente com as operações financeiras, a Calibra. Ela será a responsável por lançar sua própria carteira digital, que poderá guardar Libras, além de fazer transferências e pagamentos com a criptomoeda. Também será possível realizar transações pelo Messenger e WhatsApp.

Inclusão financeira

O Facebook está olho em no mercado de consumidores adultos não possuem uma conta ativa em banco, principalmente em países em desenvolvimento, onde esses índices são ainda piores para mulheres. O custo dessa exclusão é alto – por exemplo, cerca de 70% dos pequenos negócios em países em desenvolvimento não conseguem ter acesso a crédito, e US$25 bilhões são perdidos todos os anos por migrantes em taxas para remessas de dinheiro.

“Esse é um desafio que esperamos superar com a Calibra, uma nova carteira digital que você poderá usar para poupar, enviar e gastar o Libra, diz o Facebook.

Desde o começo, a Calibra permitirá que você envie Libra para quase qualquer pessoa por meio do seu smartphone, de maneira simples e imediata, como se estivesse enviando uma mensagem de texto de graça ou a baixo custo. Com o tempo, vai oferecer serviços adicionais para pessoas e empresas, como pagar contas apenas apertando um botão, comprar uma xícara de café escaneando um código, ou usar transporte público sem a necessidade de carregar dinheiro ou um cartão de transporte.

Calibra

Segundo a gigante das redes sociais, quando estiver disponível, a Calibra contará com um forte sistema de proteção de dados, para garantir que seu dinheiro e informações estejam seguros. Usará os mesmos processos de verificação e antifraudes que bancos e cartões de crédito utilizam, e teremos um sistema automatizado que irá detectar e prevenir comportamentos fraudulentos. “Também irá oferecer suporte em tempo real para ajudar em caso de perda do seu celular ou senha – e se alguém conseguir acesso fraudulento à sua conta e você perder algum Libra como resultado disso, iremos oferecer um reembolso”, afirma.

A Calibra não dividirá informações de conta ou dados financeiros com o Facebook Inc. ou nenhum outro terceiro sem o consentimento do cliente. Isso significa que as informações de conta e os dados financeiros de clientes da Calibra não serão usados para aumentar a assertividade de anúncios na família de produto do Facebook.

Análise

Para o professor da FGV, Arthur Igreja, especialista em TI, é quase obvio que o Facebook tinha que fazer isso, ou seja, simplificar os meios de pagamento, já que temos muita dificuldade de mandar dinheiro de um lado para o outro, com grande burocracia envolvida e taxas gigantescas.

Segundo ele, um sistema genuinamente global ainda estava pendente e o Facebook tentará suprir esse gap, e apenas duas empresas teriam capacidade de fazer isso: Facebook ou Google. “O Facebook saiu na frente e mesmo com todos os seus problemas recentes envolvendo credibilidade, anuncia que vai usar blockchain para isso, mesmo tendo uma discussão pesada da viabilidade do uso. Porém, o que parece é que o Facebook está querendo muito mais usá-lo como faz com a criptografia end to end, ou seja, se isentar de problemas técnicos, usando a tecnologia de segurança para garantir confiabilidade”, explica.

De acordo com o especialista, o que mais chama a atenção é a associação de players globais para criar essa rede. “É muito mais do que apenas uma criptomoeda. Parece um meio de pagamento como uma integração de ´pseudo bancos´. Outra coisa que chama a atenção é que a moeda tem lastros e estará ancorada em ativos para dar sustentabilidade e característica de dinheiro”, afirma Igreja.

Conforme o professor da FGV, é um projeto que tem tudo para decolar, pois será possível fazer transações e pagamentos com o Messenger e Whatsapp, principalmente, o WhatsApp, que é usado para inúmeros fins, desde comunicador, CRM e substituto do e-mail. “O app é uma ferramenta utilizada por todo mundo para trabalhar, produzir e se relacionar. Se o Facebook terá sucesso com isso ainda é cedo para analisar, mas já era a hora de apresentarem uma solução genuinamente global, digital e descomplicada”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile