Levantamento traça perfil de startups do setor de Recursos Humanos no Brasil

1

De acordo com o levantamento, o Brasil conta hoje com 373 startups voltadas para a área de recursos humanos. Do total, 85,2% surgiram há menos de 10 anos. As empresas dividem-se em seis grandes segmentos:?Desenvolvimento e Gerenciamento de Talentos (42,9%), formado por empresas que colaboram para aprimorar talentos dentro da companhia, promovendo resultados e bem estar; Recrutamento e Seleção (28,2%), categoria com?foco no mapeamentos, seleção e análise de habilidades e perfis de candidatos; HR Core (25,5%), com soluções que colaboram na administração de RH, como folha de ponto, admissão, pagamentos e benefícios; Office Services (1,9%), startups que ajudam na instalação física das empresas voltadas à pessoas, buscando melhor usabilidade do espaço coletivo; HRMS (1,3%), formado por empresas que oferecem softwares com diversos sistemas e processos de gerenciamento de RH e, por fim, Offboarding (0,3%), com soluções para o desligamento de funcionários e comunidade de ex-colaboradores.

"As HR Techs vêm acelerando as transformações no departamento de empresas, tomando como fim a preparação, o cuidado e a gestão dos times de uma companhia como diferenciais competitivos", pontua Tiago Ávila, líder do Distrito Dataminer, braço do Distrito responsável pela elaboração de estudos do universo de startups. "Ainda assim, é importante dizer que esse ecossistema ainda é incipiente aqui no Brasil e existem enormes horizontes a serem explorados, principalmente quando entendemos que a relação entre empresa e colaboradores deve ser revolucionada a partir do que vivenciamos com a COVID-19", completa.

Onde estão?

A região Sudeste é a que mais concentra startups do setor, com mais de 73,3% delas; seguido pelo Sul, que detém 20,1%. O Centro-Oeste representa 3,2%; o Nordeste, 2,1% e o Norte apenas 0,8%. São Paulo é o Estado com maior densidade, com 54,2% das empresas. Na sequência estão os estados de Minas Gerais com 11,3% e Santa Catarina com 7,8%.

Tamanho

As startups de RH empregam mais de 11 mil pessoas no país. O segmento de Desenvolvimento e Gerenciamento de Talentos é que mais emprega, com um total de 4.616 funcionários. A área de Recrutamento e Seleção vem logo em seguida, com 3.428 empregados e o segmento de HR CORE apresenta a totalidade de 3.101 funcionários. Juntas, as três áreas dominam quase o total da oferta de vagas do setor.

Público-alvo

A maioria das startups de recursos humanos mira outras empresas: 67,8% delas são B2B (Business to Business) e somente 6,7% são B2C (Business to Consurmer). Do total, 25,5% trabalham com os dois públicos.?

Perfil dos sócios

Tal como ocorre em outros segmentos, a presença de mulheres entre os sócios das startups de RH ainda é bastante desequilibrada: apenas 21,1% são mulheres.? Na média, uma startup do setor possui entre 2 e 3 sócios, nascidos majoritariamente no Estado de São Paulo (50,5%) e com idade entre 31 e 40 anos.

Investimentos

Desde 2014, US$ 473 milhões foram investidos em startups de RH no Brasil. Foram mais de 90 rodadas de investimentos. Ao todo, as empresas concentram 11,6% do capital investido em startups em 2019. O pico de investimentos foi justamente no ano passado, influenciado pelo alto número de delas e a rodada milionária que transformou a Gympass no mais novo unicórnio brasileiro.

Destaques e promessas

De acordo com o estudo, o top 10 das startups do setor, sem ordem definida, é composta pelas seguintes empresas: 99 Jobs, Vagas, Kenoby, Catho, Gupy, Revelo, Xerpa, Ahgora, Sólides e Gympass. Entre os critérios utilizados para a escolha destacam-se investimentos captados e visibilidade nas redes sociais. 80% dessas startups estão sediadas em São Paulo, 10% em Minas Gerais e 10% em Santa Catarina.

O levantamento também indicou as dez startups do setor para ficar de olho nos próximos anos. Na lista figuram as seguintes empresas: Connekt, Pontomais, Flash, Beedoo, Zenklub, Qulture Rocks, Levee, Convenia, Matchbox e Gama Academy.

O estudo traz ainda um panorama do ecossistema, cenário internacional, cases de sucesso e os principais investidores de venture capital do setor, além de listar as tendências para o setor nos próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.