Executivos se dizem insatisfeitos com economia gerada por virtualização

0

Grande parte dos executivos que aderiram à virtualização de recursos computacionais estão desapontados. É o que revela pesquisa encomendada à UBM TechWeb pela CA Technologies, na qual foram ouvidos 460 tomadores de decisão em empresas de médio e grande porte em diversos países, com destaque para Estados Unidos e Canadá.
O levantamento revela que, embora 87% dos entrevistados utilizaram ou estão utilizando soluções de virtualização em suas empresas, 63% afirmaram que a adoção da tecnologia não atingiu as expectativas de redução de custo. A taxa é considerada alta, haja vista que 85% dos executivos entrevistados tinham a economia como principal fator para adoção da virtualização. Uma minoria (5%) afirmou que a virtualização incluiu mais despesas.
A pesquisa concluiu que economia é maior para as empresas que automatizaram a maior parte de seus processos de provisionamento de servidores – 44% dos entrevistados que têm seus processos automatizados declaram que as reduções de custo foram significativas.
Entre os que consideraram a virtualização complexa, dando margem a novos custos, 48% têm a maior parte de seus processos feita de modo manual. "Sem a automação, o pessoal de TI pode ser soterrado pelas complexidades e desafios inerentes à gestão de uma infraestrutura de TI altamente distribuída, constituída por aplicações e servidores físicos e virtuais, além de serviços dinâmicos baseados na nuvem", avalia Rosano Moraes, vice-presidente de virtualização, automação e gerenciamento de serviços da CA Technologies para a América Latina.
A automação é uma tendência – segundo relatório do Gartner, ela irá eliminar 25% das horas de trabalho de TI até 2015. Já pesquisa UBM TechWeb estima que o mercado de computação em nuvem deve movimentar US$ 150 bilhões em 2014, sendo que o nicho de virtualização de servidores representará US$ 20 bilhões deste montante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.