70 milhões de quilômetros rodados a cada ano. Essa é a trajetória dos ônibus da Viação Águia Branca, empresa da Divisão Passageiros do Grupo do mesmo nome, um gigante brasileiro de transporte com sede no Espírito Santo que faturou, em 2017, 5 bilhões de reais.
A Divisão Passageiroe atende as populações dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Sergipe. A empresa conta com uma rede de agências de venda de passagens própria e outra terceirizada, com aproximadamente 430 unidades no total. "Nos últimos dois anos, estabelecemos como meta estratégica superar em 30% nossa marca de venda de passagens por meios online", diz César Chiachio, gerente de TI do Grupo Águia Branca. Essa ação de transformação digital contou com o apoio das soluções F5 Networks.
A base das operações comerciais da Viação Águia Branca é a aplicação Total Bus, o sistema acessado pelos operadores das agências de venda de passagem. Para abrir um acesso Web/Mobile a essa aplicação, foi instalado um conector Web. "Era fundamental garantir a performance e a segurança desse ambiente", observa Judson Coelho, Analista de Infraestrutura de Produção do Grupo Águia Branca.
A meta era encontrar uma oferta que aliasse balanceamento, VPN e segurança – com análise de tráfego criptografado SSL e uso de WAF (Web Application Firewall) – em uma única solução. Após a realização de detalhadas POCs (Provas de Conceito), foi escolhido o F5 Bundle Best, plataforma integrada que oferece todos os recursos buscados pelo Grupo Águia Branca. A empresa também usa a plataforma de gerenciamento da F5 Networks, o Big-IQ.
A excelência da plataforma de e-Commerce da Viação Águia Branca é traduzida em resultados concretos. "A disponibilidade das VPNs SSL (criptografadas) que conectam nossos Data Centers às agências de venda de passagem chegou a 100%, sem nenhum incidente desde a implementação do Big-IP APM", diz Coelho. O Big-IP LTM, por outro lado, colaborou para que a velocidade de carregamento das páginas crescesse 12,5%. Com ajuda do Big-IP ASM, o WAF (Web Application Firewall) da F5, ganhou-se visibilidade e segurança.
O Big-IQ, que gerencia e orquestra todos os elementos da plataforma F5, gera online, real time, informações sobre todos os tipos de ataques – scanners, botnets, Windows exploits, etc. – disparados contra o ambiente de negócios. "Essa visibilidade tornou possível mapear os problemas que atingiam a aplicação e, com ajuda do WAF, resolver isso de modo a propiciar a melhor experiência ao nosso usuário", detalha João Vitor Britto Jardim, analista de Suporte ao Negócio do Grupo Águia Branca e gestor da aplicação Total Bus e de seu conector Web. Todos esses fatores contribuíram para que, hoje, a quantidade de acessos à plataforma Web de venda de passagens tenha aumentado 26,44%.