Comércio eletrônico no Brasil cresce 27% no primeiro semestre

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O comércio eletrônico brasileiro atingiu faturamento de R$ 4,8 bilhões no primeiro semestre deste ano, registrando alta de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o setor faturou R$ 3,8 bilhões, segundo pesquisa da consultoria e-bit.
Para o segundo semestre deste, que geralmente corresponde a 55% do faturamento do setor, o e-commerce deve movimentar R$ 5,8 bilhões. A expectativa do e-bit é que 17 milhões de pessoas realizem compras pela internet até o fim deste ano.
De acordo com a e-bit, a principal diferença do primeiro semestre deste ano para o igual período de 2008 está no valor médio das compras, que subiu 5%, para R$ 323. A consultoria afirma que esse fato ocorreu porque os consumidores on-line começaram a optar por produtos de maior valor, como eletrodmésticos, por causa da redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), e de informática.
A consultoria ainda apurou, junto ao Movimento Internet Segura (MIS), que 86% dos consumidores que utilizaram o serviço estão satisfeitos com os resultados. O relatório também constatou constatou que as grandes empresas estão perdendo cada vez mais suas fatias no mercado eletrônico, dando mais espaço para as pequenas e médias empresas (PME).
O relatório revela que a participação das grandes empresas caiu 5,5 pontos percentuais, ao passo que as PMEs viram sua fatia crescer 1,6 ponto percentual.
Pedro Guasti, diretor geral da consultoria, considera os bons resultados do comércio eletrônico surpreendente até para os mais otimistas. Segundo ele, o dinamismo do desse mercado permite que o consumidor tenha mais opções de compra. Ele afirma que mais de 15 milhões de pessoas já fizeram pelo menos uma compra on-line, e que as pequenas e médias empresas só têm a se beneficiar desse crescimento, já que o perfil do consumidor on-line é o de uma pessoa sempre muito informada em relação às ofertas.

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