Em 2011 o número de chips para acesso à tecnologia de internet sem fio Wi-Fi vendidos atingirá a marca de um bilhão. De acordo com estudo da ABI Research, no ano seguinte, os fornecedores desses microprocessadores computarão um acumulado de cinco bilhões de unidades.
A consultoria também prevê que, até o fim deste ano, os smartphones sejam responsáveis por cerca de 100 milhões de chips vendidos, transformado os aparelhos eletrônicos portáteis num importante segmento de mercado. Philip Sollis, diretor de pesquisas da ABI Research, considera que a última tecnologia Wi-Fi lançada, a 11g, ainda será a dominante durante o ano de 2010, mas depois disso, a 11n, evolução já anunciada para semicondutores de acesso à internet sem fio, assumirá o topo da lista do setor.
Sollis conta que algumas empresas, como a Qualcomm, já estão se preparando para esse futuro, enquanto a Broadcom, outra empresa do setor, promete ser a próxima líder do mercado.
O analista afirma que, mesmo com uma previsão de resultados instáveis, a Broadcom tem plenas condições de assumir uma posição firme no segmento.
- Avanço exponencial