Nicoboco adota Google Apps For Business com autenticação forte de usuários

0

A Nicoboco contratou a Dedalus para migrar para o Google Apps for Business e implantação de autenticação forte dos usuários no acesso à computação em nuvem. O projeto nasceu da necessidade da empresa em eliminar problemas enfrentados com o serviço de e-mail.

Mesmo sendo baseado na web, não oferecia a disponibilidade, segurança e confiança necessárias para os negócios, além de não dispor de outras ferramentas de colaboração, compartilhamento e armazenamento de documentos, rede social, agenda e acesso por meio de dispositivos móveis, como acontece com o Google Apps for Business, segundo David El Etter, diretor geral da empresa, que possui 21 lojas, incluindo unidades próprias, licenciadas e franqueadas, além de representantes em vários estados brasileiros e na Europa.

Uma equipe de criação, composta por 40 modelistas e desenhistas, que necessitavam de um servidor interno de 12 terabytes para armazenar as fixas técnicas de cada peça criada, agora contam com o Google Drive para esta finalidade.

"Antes da migração, tínhamos um servidor externo e um servidor interno para manter um sistema de gestão, armazenamento da equipe de criação e para o serviço de e-mails. No caso dos e-mails, utilizávamos um webmail com um domínio para cada uma de nossas marcas e recebíamos mais de 200 mensagens de spam por dia. Começamos, então, a 'brincar' com o Google Apps para sentir como ele poderia resolver o nosso problema", conta o executivo.

"Antes disso, havíamos enfrentado vários problemas e uma vez quase perdemos tudo o que possuíamos em nossos servidores. Também não era possível usar as aplicações simultaneamente, como acontece com o Google, onde temos diversas ferramentas avançadas em apenas uma solução. Hoje, aproximadamente 30% dos funcionários já utilizam os serviços Google no celular e aproveitam muito o Google Talk para conversar entre si e a produtividade aumentou muito com isso".

Mesmo vislumbrando a possibilidade de se ter uma plataforma avançada, cheia de recursos como é o Google Apps for Business, David El Etter destaca que o primeiro fator que levou em conta para definir pela migração foi a segurança das aplicações e do acesso a elas, tanto que o DAT (Dedalus Authentication Tool), o primeiro software no Brasil em sua categoria que garante a autenticação forte dos usuários de aplicações em nuvem, entrou na pauta de migração da Nicoboco para a Cloud. O DAT combina o uso da arquitetura Single Sign-On (SSO) com senhas dinâmicas (OTP – one time password), cartão de segurança ou outros métodos. "Ele começa a ser implantado agora para 140 usuários e acreditamos que o modelo inovador de segurança que ele propõe nos colocará como um dos principais cases no Brasil para este tipo de solução", afirma.

O segundo fator que pesou na decisão da empresa foi a agilidade proporcionada pelo Google Apps for Business para garantir uma comunicação rápida com as equipes. "Se estou em uma sala de reunião, posso conversar com todas as pessoas da empresa muito rapidamente, até mesmo mandar um bom dia para os funcionários pelo Google +. Uma excelente ferramenta de rede social que pretendemos usar cada vez mais. Também estamos utilizando muito a parte de colaboração (compartilhamento) de desenhos, planilhas em geral, agenda e o Google Talk, que está em todas as máquinas e em todas as lojas de varejo", destaca.

Acostumada a buscar a redução de custos operacionais para se manter sempre competitiva, a Nicoboco também encontrou no custo benefício fortes motivos para optar pela mudança. Segundo El Etter, a empresa conseguiu reduzir a sua infraestrutura de TI em aproximadamente 60% e "se considerarmos os investimentos em software, equipamentos e infraestrutura, já economizamos 1 milhão de reais, sem falar no ajuste das funções de alguns funcionários, que estavam destacados para tarefas específicas que agora podem ser realizadas mais facilmente com os recursos do Google Apps for Business", revela o executivo.

Mauricio Fernandes, presidente da Dedalus, comenta que o projeto de computação em nuvem na Nicoboco será de grande impacto, "principalmente pela cultura de inovação que a companhia possui. Acostumada a buscar pela inovação, ela encontra no Google Apps for Business as ferramentas avançadas necessárias para manter o seu ritmo de crescimento. Ao optar pelo DAT, a empresa também se mostra atenta às novidades em uma área a que sempre esteve atenta, a segurança", afirma o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.