O Grupo Alura anunciou nesta quinta-feira, 18, a aquisição da FIAP, centro universitário privado de ensino de tecnologia. Suportada por Crescera e Seek – dois renomados fundos de investimento em educação -, a união posiciona as companhias como o maior ecossistema de ensino em tecnologia do Brasil. A aquisição consiste em participação majoritária da FIAP. No entanto, os executivos continuam como sócios da instituição.
A aquisição consiste em participação majoritária da FIAP. No entanto, os executivos continuam como sócios da instituição com participação relevante na companhia e Gustavo Gennari permanece ocupando a posição de CEO à frente da gestão, em conjunto com o atual time acadêmico e de executivos. O valor da aquisição não foi revelado.
"Esta associação representa a união de duas grandes referências de ensino na área de tecnologia e, a partir de agora, seremos o principal player do país no segmento. Teremos um portifólio completo para toda a jornada de formação de pessoas e profissionais com foco nas carreiras do futuro e uniremos a qualidade e referência da FIAP nas Graduações e MBAs presenciais e digitais, imersões e soluções de ensino para corporações, à nós, a maior comunidade de aprendizado em tecnologia do Brasil, com mais de 1.300 cursos nas áreas de programação, data science, front-end e negócios digitais, com 250 mil alunos e 5 mil clientes corporativos", afirma Paulo Silveira, Fundador e CEO da Alura.
"FIAP e Alura são instituições que têm o mesmo DNA, são apaixonadas por educação, por tecnologia e principalmente por gente. Ambas acreditam no poder da educação e da tecnologia para criar uma sociedade melhor. São instituições que se complementam e, que juntas, ampliam suas capacidades de crescimento e de geração de valor para alunos, colaboradores, professores e para toda a comunidade. A qualidade do nosso corpo docente, dos nossos times, metodologia de ensino diferenciada e modelo acadêmico inovador que nos trouxeram até aqui são as nossas características marcantes que serão mantidas. Junto com a Alura, ampliamos nossa capacidade de crescimento e abrimos novas possibilidades, que nos permitirão oferecer soluções ainda mais completas e inovadoras, além de novos benefícios aos nossos alunos", disse Gustavo Gennari, CEO da FIAP.
A Aquisição ainda prevê a criação de novas soluções e produtos para o mercado de educação, além da aceleração da expansão do ensino para todo o território nacional. Com a união, o Grupo Alura detém um portfólio completo de ensino em tecnologia e soluções de upskilling e reskilling nas corporações.
A operação foi assessorada pelo Itaú BBA por parte da FIAP e UBS/BB por parte do Grupo Alura, estando sujeita à satisfação de condições precedentes usuais, incluindo a aprovação do CADE. A gestão das companhias seguirá de forma totalmente segregada até a conclusão da operação, a qual espera-se que ocorra durante o segundo semestre de 2022.
As bases das empresas consistem em 250 mil assinantes no Grupo Alura e 10 mil estudantes de graduação e pós-graduação FIAP, totalizando uma base de 260 mil estudantes.
A aquisição acontece um ano após o Grupo Alura adquirir a edtech PM3, escola referência na educação de produtos digitais no Brasil. As operações seguem desde então de forma separada e agora, a própria PM3 realiza sua primeira aquisição, desta vez com o maior evento do setor, o Product Camp. Com os direitos da marca, a empresa prevê o faturamento de R$ 4 milhões para a nova unidade de negócios. Resumidamente: um ecossistema em grande expansão.
Grupo Alura
O Grupo Alura é a maior comunidade de aprendizado em tecnologia do Brasil. Com didática e metodologia proprietárias, a escola tem como propósito se tornar uma plataforma de ensino que fomenta a transformação pessoal e profissional de estudantes, sendo uma parceira na jornada de cada um. Por meio de sua comunidade colaborativa, promove aprendizados em Programação, Front-end, Data Science, Mobile, DevOps, UX & Design, Negócios, Marketing e muito mais.;
Atualmente, o Grupo Alura atua por meio das unidades de negócios Alura, Alura Para Empresas e Alura Latam. Já dentre as empresas que compõem o grupo, estão a Casa do Código, e a escola de produtos digitais PM3. Com mais de 250 mil estudantes e 5 mil empresas impactadas, a edtech ainda oferece uma gama de conteúdos exclusivos, como os podcasts Hipsters Ponto Tech, Like a Boss e Bolha Dev;
Diferente dos demais players do mercado, as empresas olham para o lifelong learning, ou seja, acompanhando todas as etapas de aprendizagem das pessoas. Desta forma, com a transação, as empresas criam o maior ecossistema de educação em tecnologia do país, com soluções de educação e produtos diferentes para as diversas etapas de desenvolvimento das carreiras dos alunos. Resumidamente, a empresa agora acompanha seus estudantes desde o Ensino Fundamental, até MBAs, incluindo ainda em seu portfólio produtos gratuitos como podcasts, imersões, challenges, dentre outros;
A União vai possibilitar muita sinergia entre as Instituições. Exemplo disso, o projeto interno de faculdade da Alura, a Alura Tech, que agora junta forças com a FIAP, aproveitando o que cada uma tem de melhor, com objetivo de proporcionar uma experiência cada vez mais única para profissionais de tecnologia, criando novos cursos e conteúdos cobranded, desenhados conjuntamente, que farão parte da FIAP ON.