Mercosul regulamenta uso de documento eletrônico

0

O Grupo do Mercado Comum do Mercosul (GMC), iniciativa que reúne os países do bloco para definir ações comerciais para a região, aprovou em sua última reunião duas resoluções que regulamentam o uso do documento eletrônico. Uma delas é a resolução 37, que trata do reconhecimento da eficácia jurídica do documento eletrônico e da assinatura eletrônica no âmbito do Mercosul. A outra é a resolução 34, que traça as diretrizes para a celebração de acordos de reconhecimento mútuo dessas assinaturas.

As resoluções são resultados de longas negociações e a sua aprovação cria um espaço harmonizado para a livre circulação de documentos eletrônicos, juridicamente válidos em todos os países do Mercosul, semelhantemente ao que ocorre atualmente na União Européia.

Segundo o coordenador brasileiro do Sub Grupo de Trabalho do Mercosul para Comércio Eletrônico (SGT13), Rogério Vianna, essas resoluções "permitirão trabalhar para desenvolver projetos concretos de aplicações que utilizem certificação digital, e que virão a contribuir para o esforço de integração do bloco, objetivo prioritário do governo brasileiro."

Para o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato Martini, esse trabalho,que contou com a participação de órgãos como o Serpro, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Receita Federal, entre outras instituições públicas e privadas, incentivará o comércio no Cone Sul, ao dar agilidade aos trâmites, aliado à segurança da certificação digital com reconhecimento jurídico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.