Rock in Rio será acessível a pessoas com deficiência visual através de app

0

A tecnologia e a inclusão vão celebrar juntas o Rock in Rio 2019. Graças a uma solução tecnológica desenvolvida por uma startup de Curitiba, todas as pessoas com deficiência visual que visitarem as atrações terão a experiência inédita de circular e interagir com a Cidade do Rock com alto nível de acessibilidade. Baixando o App Veever gratuitamente, cegos ou pessoas com a visão comprometida em diferentes níveis têm acesso a informações espaciais que são transmitidas por comando de voz. Essa é a primeira vez em todo mundo que pessoas com deficiência visual poderão usufruir da infraestrutura de um festival de música com acesso a informações de áudio direto em seus smartphones.

A partir de dispositivos instalados em locais de acesso público, o aplicativo mobile reconhece a proximidade de determinados pontos previamente cadastrados e emite comandos de voz que direcionam usuários cegos ou com baixa visão. Criado em Curitiba, essa será a primeira vez que o Veever será usado em uma atração cultural de grande proporção, como o Rock in Rio. "Localizar o palco, banheiros próximos ou área de alimentação e saber a direção e distância a ser percorrida será muito mais fácil com a ajuda do Veever", comemora João Pedro Novochadlo, sócio-fundador do App. Com audiodescrição do ambiente, o Veever vai enriquecer a experiência de pessoas cegas, dando detalhes sobre cores, tamanhos e curiosidades da cidade do rock. Ao apontar o smartphone para determinadas direções, o usuário recebe informações sonoras sobre possíveis interesses naquela direção.

A tecnologia é parte de uma política de inclusão desta edição do festival, que pretende ser mais acessível. O Rock in Rio 2019 espera reunir mais de duas mil pessoas com deficiência. Os empreendedores sociais que desenvolveram a tecnologia e colocaram o serviço à disposição do festival gratuitamente esperam contribuir para uma mudança de paradigma que oportunize a participação de mais cegos nesta e nas próximas edições do Rock in Rio. "Estamos otimistas e com a expectativa de construir um marco não só para a tecnologia, que certamente terá um grande case de estudo, mas também para a jornada de inclusão de mais de 280 milhões de pessoas com deficiência visual ao redor do mundo", comenta Novochadlo. Para o líder da equipe de PNE do festival, a acessibilidade é mais que uma obrigação, é um gesto de respeito ao público. "Com o Veever conseguimos fazer com que pessoas com deficiência visual possam ter a dimensão da beleza arquitetônica do maior festival do mundo, além de traçar rotas melhores facilitando a locomoção dentro da Cidade do Rock", afirma.

Serão mais de 60 dispositivos bluetooth instalados em parceria com a Inovatso Soluções em Tecnologia, empresa que investiu na infraestrutura de beacons e está dando apoio técnico e financeiro ao projeto. O Veever também conta com a ajuda da Andaluz Acessibilidade, representada nessa ação por Eduardo Martins e Andrea Lifsitch, que auxiliará no mapeamento da área. A audiodescrição é de Patrícia Saiago, da All dubbing, do Rio de Janeiro e de Raquel Carissimi, de Curitiba. A startup também organizou o transporte para 10 pessoas com deficiência visual, do projeto Ver com as Mãos, de Curitiba para o Rio de Janeiro. A tecnologia será testada no dia 24, antes da abertura dos portões, no dia 27.

Além do show

Com a novidade, cerca de 6 milhões de brasileiros passam a ter um ferramenta gratuita que proporciona maior autonomia e segurança para usar o transporte público, frequentar atrações culturais e circular nas ruas de maneira geral. O modelo é inovador porque funciona a partir da comunicação do App com pequenos dispositivos, chamados beacons, que são instalados no objeto que se pretende descrever. Cada beacon possui um texto descritivo que é acionado com a proximidade do aparelho com aplicativo em funcionamento.

"Eles podem descrever uma obra de arte, avisar sobre a chegada de uma linha de ônibus ou informar as características de um brinquedo infantil. Enfim, podem enriquecer e facilitar qualquer experiência humana", comenta Novochadlo. A possibilidade de ir e vir sem depender do auxílio de terceiros é uma das vantagens – seja offline ou online: os aparelhos eletrônicos permitem uma precisão centimétrica e não precisam utilizar a internet para funcionar. O Veever já está disponível para download nas lojas da Google e Apple Store, mas depende de investimento do poder público e da iniciativa privada para que os beacons sejam instalados em diferentes espaços e pontos de interesse.

Sobre o Veever

O Veever é uma startup curitibana fundada durante uma Hackathon da Prefeitura de Curitiba, da qual é vencedora. Com objetivo de minimizar os problemas que pessoas com deficiências visuais têm ao se locomoverem e interagirem nas cidades, criou um aplicativo mobile que funciona como um assistente virtual de voz, trazendo mais acessibilidade, mobilidade e, principalmente, inclusão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.