A Oracle comemora 35 anos de operação na América Latina e a sua consolidção no mercado de nuvem, com 70% de seu faturamento e quase 8 mil clientes na região provenientes desse serviço. A companhia oferece infraestrutura, banco de dados, aplicativos e soluções específicas do setor em nuvem.
Atualmente, a empresa reúne 45 regiões de nuvem comercial ou governamental espalhadas pelos cinco continentes, das quais quatro estão operacionais na Colômbia, Chile, México e Brasil, e outras três serão inauguradas nos próximos meses.
Com a expansão, a Oracle projeta um crescimento contínuo na América Latina e estabeleceu a meta de atingir impressionantes 90% de sua receita de serviços em nuvem até 2025. Essa projeção ambiciosa reflete a confiança da Oracle na demanda contínua por soluções em nuvem na região e sua capacidade de atender às necessidades dos clientes, entre os quais estão reconhecidos grupos empresariais como Grupo Bimbo, Mercado Livre, Sura, Claro e TIM, entre outros.
O investimento constante em inovação e desenvolvimento de produtos, bem como o foco em oferecer soluções customizadas e adaptadas às necessidades específicas de cada setor, têm sido fatores fundamentais para o sucesso da Oracle na América Latina, mas a empresa já pensa em sua estratégia para os próximos anos.
A IA veio para revolucionar a indústria. De fato, o International Market Analysis Research and Consulting Group (IMARC), um dos principais consultores em estratégia de gestão e pesquisa de mercado globalmente, informou que o tamanho do mercado de inteligência artificial da América Latina atingiu US? 2,9 bilhões em 2022. Olhando para o futuro, o IMARC Group espera que o mercado atinja US? 13,3 bilhões em 2028, exibindo uma taxa de crescimento (CAGR) de 27,4% durante 2023-2028.
A aposta da Oracle vai nesse sentido, com uma estratégia para mais uma vez acompanhar as empresas a resolverem os seus problemas mais complexos e desafiantes, desta vez aproveitando o potencial da IA.
Os recursos de IA não são novos para a Oracle. Por anos, a empresa incorporou IA e aprendizado de máquina em sua infraestrutura e aplicativos. No entanto, seus anúncios mais recentes e o que está por vir nessa matéria deixam o mercado expectante. Algumas dessas inovações têm sido associadas à IA generativa, onde aplicações marcantes desse tipo têm sido vistas nos últimos tempos, mas onde ninguém está visando as necessidades específicas das organizações com essa tecnologia.
Nessa linha, nos últimos tempos, destacam-se suas novas alianças com empresas como Cohere e Nvidia, com as quais os clientes Oracle terão alta disponibilidade para aproveitar todos os benefícios dessas ferramentas, automatizar processos e reduzir tarefas operacionais, além de poderem desenvolver seus próprios modelos de Inteligência Artificial com recursos de OCI.
Os próximos passos da empresa são, sem dúvida, nessa direção e espera-se que ela faça anúncios sobre novos serviços em seu evento anual Oracle Cloud World, que será realizado até dia 21 de setembro em Las Vegas