Tecnologia é sinônimo de mudança. O setor de TI, em particular, é palco de uma evolução vertiginosa, impulsionada por inovações que transformam a forma como vivemos e trabalhamos. Desenvolvida e gerida por pessoas, a tecnologia deve favorecer as organizações – dando a elas maior competitividade por meio de evoluções constantes – mas devem principalmente promover avanços junto à sociedade e ao planeta.
Em relação ao capital humano e ao desenvolvimento das pessoas nas organizações, a educação continuada se mostra um pilar importante à longevidade de uma organização, uma vez prepara os colaboradores para enfrentar as mudanças do mercado, desenvolve novas competências, aumenta a produtividade e contribui para a retenção de talentos. Dessa forma, torna as organizações mais inovadoras, produtivas e sustentáveis.
Na área de TI, faz parte de um programa de educação continuada a certificação técnica. Ter certificações pode conferir à organização uma vantagem competitiva, pois os clientes muitas vezes preferem produtos e serviços que atendem a padrões reconhecidos. A certificação atesta o compromisso da organização com a qualidade de seus produtos e serviços e com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Dentre as principais vantagens estão a legalidade, proteção pública, qualidade, competitividade e conformidade regulatória.
Sem falar que os certificados ainda podem ser grandes aliados do profissional na busca pelo sucesso e, consequentemente, na conquista de salários mais atrativos e melhores condições de trabalho. Muitas vezes, é o próprio pré-requisito para a elevação dos ganhos salariais. É ela que atesta as habilidades do profissional em determinada área, processo ou solução, representando uma importante forma de crescer na carreira e ter reconhecimento no mercado de trabalho.
Por que as certificações são tão importantes?
As certificações e licenças técnicas são alguns documentos necessários para que as empresas consigam operar legalmente no mercado, assegurando compromisso com seus processos, segurança e conformidade com normas específicas. Ao investir em certificações, aumentamos a credibilidade da empresa junto a clientes e parceiros que buscam empresas que possuem equipes comprovadamente qualificadas.
Os profissionais certificados estão mais preparados para lidar com novas tecnologias e desafios, contribuindo para a criação de soluções inovadoras. Como o mercado tecnológico evolui rapidamente, a educação continuada garante que os colaboradores estejam sempre por dentro das últimas novidades e tendências.
Ao aprender novas habilidades, os profissionais se tornam mais versáteis e capazes de assumir novas responsabilidades, aumentando a satisfação e a motivação no trabalho, o que leva a redução do turnover (rotatividade).
Para que essa estratégia seja um sucesso, é preciso primeiramente mapear as necessidades de cada área, identificando as certificações e os cursos mais relevantes. A disponibilização de cursos online ou híbridos pode ampliar o alcance e atender a um maior número de pessoas devido à flexibilidade de agenda. Incentivar a participação e implementar um programa de mentoria também é ação que contribui para um ambiente propício de educação continuada.
Promover certificações e treinamento é um investimento direto no engajamento dos colaboradores, no aumento do foco nos resultados, na redução de custos e riscos e, principalmente, na imagem positiva na mente do cliente e dos parceiros de negócios, entre vários outros fatores que irão elevar o nível da empresa.
Francisco Menezes, VP da Dahua Technology Brasil.