Combate à pirataria ganha adesão de gigantes do setor

0

A BSA (Business Software Alliance), organização internacional que se dedica a promover um mundo digital seguro e legal, anuncia que cinco novas empresas (SolidWorks, Sybase, The MathWorks, UGS e McAfee) passaram a fazer parte do quadro de membros regionais da BSA no Brasil. A entidade conta hoje com 27 membros em todo o mundo.

Segundo o consultor jurídico da BSA, André de Almeida, a chegada dessas cinco empresas ao quadro de membros regionais tem um significado de extrema importância para o trabalho de combate à pirataria de software no Brasil. ?Para a BSA, é importante que tenhamos parceiros engajados nas iniciativas de combate à pirataria no setor de software. Esses novos parceiros reforçam o trabalho que temos desenvolvido em defesa da indústria de software e reitera a importância que os maiores fabricantes do setor têm emprestado ao Brasil", diz o consultor.

Nos últimos anos, a entidade tem se dedicado, junto com o governo brasileiro, as autoridades locais e representantes do setor de tecnologia, a promover ações de combate à pirataria de software e proteção à propriedade intelectual e aos direitos autorais.

Para o country manager da SolidWorks no Brasil, Marcos Xavier, a pirataria de software é um problema mundial e muito sério. ?Somente no Brasil, de acordo com os analistas de mercado, as perdas da indústria somam US$ 659 milhões por ano. Em 2004, a taxa ficou em 64%, com um aumento de três pontos percentuais em relação a 2003.?

Uma das principais causas do desrespeito à propriedade intelectual no país, segundo Xavier, é a falta de fiscalização, que facilita especialmente a pirataria em pequenas e médias empresas. Para ele, essa questão, além de séria, é considerada estratégica. ?Por isso estamos expandindo nossa participação nessa luta, nos filiando à BSA na América Latina. Acreditamos que isso irá endossar as atividades da entidade via sanções e campanhas educacionais", diz.

O Brasil encontra-se atualmente na 15ª posição do ranking no mercado de consumo de produtos pirateados em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.