Nielsen planeja lançar painel sobre mobilidade na América Latina em 2012

0

A Nielsen pretende trazer para a América Latina no ano que vem a sua pesquisa trimestral sobre o uso de smartphones, informa Thiago Moreira, diretor de telecom da empresa no Brasil. Atualmente, o estudo é feito apenas nos EUA e no Reino Unido. A pesquisa permite acompanhar tanto a utilização de ferramentas offline, como câmera, calendário e até a recarga de energia, e serviços online, como navegação na web, apps, visualização de vídeos, SMS, MMS etc. Ainda não existe no mercado brasileiro uma pesquisa periódica e consistente sobre o uso de ferramentas e conteúdos móveis. A falta é considerada um empecilho para o desenvolvimento do mobile marketing no País, pois os anunciantes querem acompanhar números confiáveis do mercado nacional.

Na pesquisa da Nielsen, os dados são levantados automaticamente por um aplicativo instalado no aparelho dos consumidores, disponível atualmente nas plataformas iOS e Android (BlackBerry e Windows Phone estão em desenvolvimento). A Nielsen recruta para a instalação do app uma certa quantidade de pessoas de ambos os sexos e variadas idades de forma a dar validade estatística à amostra colhida. Nos EUA e no Reino Unido, onde a pesquisa já é feita, participam cerca de 2,5 mil pessoas.

Um dos obstáculos para adoção de pesquisas periódicas sobre o mercado de conteúdo móvel no Brasil é o custo. Uma das alternativas apontada por especialistas pode ser uma parceria com entidades como a Mobile Marketing Association (MMA). Moreira participou nesta terça-feira, 18, do MMA Forum, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.